A colangite biliar primária é uma doença crônica do fígado. É caracterizada pela inflamação progressiva dos ductos biliares, levando à retenção de bile e danos hepáticos.
Se você recebeu o diagnóstico de colangite, continue conosco! Acompanhe mais detalhes no artigo a seguir e saiba como tratar.
A causa da colangite biliar primária ainda não foi totalmente esclarecida. Porém, é possível dizer que ela ocorre devido à inflamação crônica nos canais da bile, que podem levar a formação de cálculos dentro dos ductos biliares.
A teoria mais aceita é que ela começa por alterações autoimunes ou genéticas, que também podem contribuir com o desenvolvimento da patologia.
Em grande parte dos casos, a colangite biliar primária é assintomática, ou seja, o indivíduo não desenvolve sintomas.
Desta forma, a doença é descoberta apenas com exames de rotina, ou até mesmo quando o fígado já esteja comprometido. Ainda assim, podem surgir alguns sinais de alerta, como:
A colangite biliar primária é diagnosticada através da história clínica do paciente e alguns exames, sendo eles:
É fundamental consultar um médico para uma orientação precisa e um tratamento individualizado. Em geral, é prescrito um medicamento para controlar os sintomas e impedir a progressão da doença. O mesmo é denominado ácido ursodesoxicólico.
Também é importante realizar exames periódicos, para avaliar a resposta ao tratamento. O transplante de fígado só é necessário quando o paciente não respondeu ao medicamento e o fígado perde suas funções.
Além do tratamento médico, é importante adotar um estilo de vida saudável. Isso inclui uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, limitando a ingestão de gorduras saturadas e alimentos processados.
Manter um peso saudável e praticar atividades físicas também podem ajudar a reduzir a carga sobre o fígado e melhorar a saúde hepática. Também é fundamental retirar medicamentos e alimentos que agridem o fígado, por isso o consumo de álcool deve ser interrompido.
Com o tratamento adequado, é possível gerenciar a colangite biliar e manter a qualidade de vida.
O conteúdo esclareceu suas dúvidas? Caso deseje mais informações, deixe um comentário abaixo e compartilhe!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.