Clínica Hepatogastro

O que pode causar a Doença Inflamatória Intestinal (DII)?

Atualizado em 03/08/2022
Tempo de leitura: 3 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
03/08/22

Quando o sistema imunológico sofre uma reação inadequada e passa as células de defesa passam a atacar as paredes do intestino, surge uma enfermidade crônica conhecida como Doença Inflamatória Intestinal (DII),  provocando crises ao longo da vida.

O Que Pode Causar A Doenca Inflamatoria Intestinal Dii Hepatogastro Bg
O Que Pode Causar A Doença Inflamatória Intestinal (Dii)? 2

Quer entender um pouco mais sobre as causas da doença e saber qual o tratamento mais indicado? Acompanhe o artigo de hoje com mais detalhes!

Como ocorre a Doença Inflamatória Intestinal?

Conforme dissemos, a Doença Inflamatória Intestinal é crônica e pode acometer partes diferentes do intestino. O mesmo é responsável por absorver nutrientes, então, quando o indivíduo não trata de maneira correta, a doença pode levar a complicações, como sangramento e carência nutricional.

As causas desse processo inflamatório ainda não foram totalmente esclarecidas. Entretanto, muitas pessoas estão predispostas a desenvolver o problema.

Isso significa que o sistema imunológico acaba reagindo de uma maneira exagerada às celulas da parede intestinal e, juntamento com as bactérias da flora intestinal, atacam os tecidos do intestino.  

Mas, além dessas possíveis causas, existem alguns alimentos específicos que podem contribuir com a piora dos sintomas da doença, entre eles o leite e os derivados. Mas isso é algo que varia de acordo com o organismo da pessoa.

Predisposição à Doença Inflamatória Intestinal

Geralmente, a Doença Inflamatória Intestinal atinge pessoas mais jovens, entre 14 e 24 anos de idade. Mas, ela também pode acometer crianças e indivíduos mais velhos, como idosos.

Quais os tipos mais comuns de DII?

Existem diferentes tipos de Doença Inflamatória Intestinal. Entre os mais comuns, podemos destacar:

Doença de Crohn

A Doença de Crohn é a inflamação do revestimento do trato digestivo. Muitas vezes, ela se espalha de maneira profunda pelos tecidos e pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal.

Colite ulcerativa

Uma condição responsável por uma inflamação de longa duração, além de feridas, ou úlceras, na parede interna do intestino grosso e reto. 

Quais os sintomas da Doença Inflamatória Intestinal?

Agora que já falamos sobre os tipos de doença inflamatória intestinal, vamos aos sintomas. Como vimos, existem dois tipos de DII: Doença de Crohn e Colite Ulcerativa, ambas apresentam alguns sintomas parecidos, mas afetam de formas diferentes o intestino.

Por exemplo, a Doença de Crohn acomete o trato digestivo e pode chegar até o ânus. Já a Colite Ulcerativa se desenvolve, principalmente, no intestino grosso.

Entre os sintomas que podem indicar a Doença Inflamatória Intestinal, estão:

  • Dor abdominal;
  • Perda de peso;
  • Constipação;
  • Fraqueza;
  • Desnutrição;
  • Diarreia;
  • Sangue nas fezes;
  • Cansaço.

Vale lembrar que cada um dos tipos de doença inflamatória apresenta seus sintomas específicos, podendo ser intensos ou mais leves, dependendo do caso.

Como tratar a Doença Inflamatória Intestinal?

Explicamos que essa é uma doença crônica, portanto ela vai acompanhar por toda a vida o indivíduo, pois ainda não existe uma cura para essa patologia. Porém, existem meios de evitar que ocorram as crises.

E como isso pode ser feito? Primeiro, devem ser observados alguns gatilhos, como a alimentação, por exemplo. Verificar quais os alimentos que estão favorecendo os sintomas e assim adequar melhor a dieta.

O tratamento também pode ser realizado através de medicamentos indicados pelos médicos para ajudar a amenizar o processo de inflamação e até mesmo, a resposta do sistema imunológico.

A cirurgia, que pode aliviar bastante as crises por um longo tempo, mas é indicada apenas quando já existe alguma complicação ou quando os medicamentos não tiveram sucesso. 

Infelizmente, o tratamento não garante a cura, então é provável que em algum momento, haja uma recidiva da doença. Por isso, o acompanhamento regular com o especialista é muito importante.

Ficou com alguma dúvida a respeito do assunto? Deixe um comentário abaixo!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.
Seja um voluntário de
PESQUISA CLÍNICA

Atualmente recrutamos pacientes para protocolos de pesquisa ativos nas áreas de hepatologia e gastroenterologia.

Seja um paciente voluntário de pesquisa clínica – Todos os critérios de inclusão serão checados e você receberá informações de forma simples e clara para sua participação voluntária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 04 / 05 / 22
O câncer de intestino ou colorretal é uma doença que afeta o intestino grosso, reto e ânus e que pode ser evitado precocemente. Entenda melhor!  
Ler Mais
 | 02 / 02 / 22
O câncer de intestino é uma doença silenciosa, mas que, quando detectada no início, tem grandes chances de cura. Veja aqui tudo sobre o seu tratamento!
Ler Mais
1 2 3 10

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 16/08/2022 às 17:20
Agende sua Consulta
magnifiercross