A hérnia de hiato é uma doença em que há um mal posicionamento do estomago e do esôfago. O tórax e a cavidade abdominal têm uma separação interna. Ela é feita pelo músculo diafragma e conta com uma abertura para a passagem do esôfago. O estômago fica na parte de baixo dessa musculatura.
Você sabia que o tórax e a cavidade abdominal têm uma separação interna? Ela é feita pelo músculo diafragma e conta com uma abertura para a passagem do esôfago. O estômago fica na parte de baixo dessa musculatura.
Quando acontecem problemas há um mau posicionamento do estômago e do esôfago por uma abertura maior do que o normal desta passagem, isso é conhecido como uma hérnia de hiato. Nem sempre ela traz complicações, mas pode provocar sintomas desconfortáveis, como azia, queimação, desconforto e arrotos, característicos da doença do refluxo gastroesofageano.
Por isso, é importante saber quais manifestações indicam esse problema, a fim de buscar ajuda médica quando necessário. E foi pensando nisso que nós preparamos este artigo. Continue lendo para entender melhor o que é uma hérnia de hiato e de que maneira ela pode ser tratada.
O tronco do ser humano pode ser dividido basicamente em tórax e abdômen. Esses dois conjuntos são separados internamente pelo diafragma. O esôfago fica acima desse músculo e o estômago fica abaixo dele. Existe uma abertura chamada de hiato, ou hiato esofagiano do diafragma, nome recebido porque é por ali que o esôfago passa.
O esôfago é um órgão em formato tubular que se junta ao estômago servindo como passagem para o alimento. A hérnia de hiato acontece quando há um mau posicionamento do estômago e do esôfago nessa separação realizada pelo diafragma, devido a uma abertura maior do que o normal no hiato esofageano do diafragma.
Há um extravasamento das estruturas por esse canal alterando o formato do ponto de junção entre o esôfago e o estômago, ou somente do estômago. Sendo assim, a hérnia de hiato apresenta dois tipos diferentes.
Na hérnia de hiato por deslizamento a área onde acontece a junção do esôfago ao estômago, que deveria ficar abaixo do diafragma, se projeta para cima dele. Também uma pequena parte do estômago passa pelo hiato ficando sobre o diafragma. Esse é o tipo de hérnia de hiato mais comum.
Na hérnia de hiato paraesofágica, ou de rolamento, a porção que faz a junção entre o estômago e o esôfago continua abaixo do diafragma, mas uma parte do estômago extravasa pelo hiato, se posicionando em cima do músculo, logo ao lado do esôfago.
Explicamos que o hiato é um orifício por onde deveria passar apenas o esôfago, e que ele está localizado em um músculo. Portanto, uma possível causa da hérnia de hiato seria um afrouxamento dessa musculatura. Também existe a possibilidade de um alargamento do canal.
Ainda não se tem certeza do que exatamente pode provocar esses problemas estruturais, mas isso pode estar relacionado com a idade, atingindo aqueles com mais de 50 anos, também com a obesidade e o tabagismo.
Quando se manifesta uma hérnia por deslizamento a maioria dos pacientes não desenvolve sintomas. Isso porque ela costuma ter pequenas dimensões, então, quando ocorre alguma manifestação é bastante leve, como indigestão ou refluxo gastroesofágico, percebidos principalmente após comer.
Já no caso da hérnia paraesofágica, ela não causa sintomas, mas oferece o risco de estrangulamento da porção do estômago que passou pelo hiato. Ela pode ficar presa ou ser comprimida pelo diafragma, impedindo a circulação sanguínea. Esse é um quadro que requer atenção imediata, sendo tratado por meio de cirurgia. Manifesta:
Quando a hérnia de hiato provoca os sintomas de refluxo, o tratamento adotado é com medicamentos para reduzir a quantidade de ácidos produzidos pelo estômago. Também são recomendadas medidas como:
É importante fazer algumas adequações alimentares evitando bebidas e alimentos que provocam sintomas de refluxo, como refrigerantes, café, ou muito temperados.
Em alguns casos pode ser necessário corrigir a hérnia de hiato, naqueles que não melhoram ou não conseguem ficar sem medicação. É feita uma cirurgia, que pode ser por videolaparoscopia ou com plataforma robotica, a fim de reposicionar o esôfago e o estômago e corrigir possíveis problemas no músculo diafragma.
Confira também, nosso vídeo sobre o tema:
A hérnia de hiato pode trazer alguns desconfortos, mas eles são facilmente minimizados. Não é considerado um problema grave, com exceção dos casos onde há sintoma mais intensos da doença do refluxo gastroesofageano. De toda forma, é importante consultar o médico quando perceber sintomas desagradáveis, a fim de fazer uma avaliação individualizada.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.