Clínica Hepatogastro

É refluxo ou gastrite? Entenda as diferenças e os sintomas

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira06/09/2023
Tempo de leitura: 3 minutos
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
06/09/23
Sumário

Refluxo gastroesofágico e gastrite são patologias que acometem o trato gastrointestinal e apresentam sintomas parecidos, como a sensação de queimação após as refeições. Apesar dessa semelhança, elas se diferenciam em alguns aspectos.

E Refluxo Ou Gastrite Entenda As Diferencas E Os Sintomas Hepatogastro Bg
É Refluxo Ou Gastrite? Entenda As Diferenças E Os Sintomas 2

Quer entender as diferenças entre refluxo e gastrite? Acompanhe o artigo a seguir. Vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Continue lendo!

Como ocorre o refluxo gastroesofágico?

O refluxo gastroesofágico ocorre quando o ácido estomacal retorna ao esôfago, causando alguns incômodos. Isso ocorre, pois existe uma válvula situada entre estômago e esôfago, que recebe o nome de esfíncter esofagiano inferior, que funciona como barreira contra o refluxo.

A partir do momento em que essa válvula não funciona de maneira adequada, alimentos, bebidas e o suco gástrico acabam fazendo um caminho inverso à digestão, desenvolvendo a irritação da parede interna do esôfago, que não é preparada para tal processo.

Sintomas de refluxo gastroesofágico 

Geralmente, os sintomas mais comuns de refluxo gastroesofágico são a sensação de retorno do alimento à ao esôfago (e eventualmente até a boca), conhecida como regurgitação, queimação esofágica (pirose) e tosse seca devido à irritação das mucosas. Além desses, também podem surgir:

  • Dor ou desconforto ao engolir;
  • Azia (queimação na transição entre o estômago e o esôfago);
  • Eructação (arrotos) frequente;
  • Dor torácica.

Em alguns casos, os sintomas podem se agravar quando, após uma refeição, o indivíduo abaixa ou deita o corpo

E o que é gastrite (Dispepsia ou má digestão)? 

Por sua vez, a síndrome dispéptica ou dispepsia, também chamada de má digestão ou gastrite, é uma alteração do funcionamento e esvaziamento gástrico, que pode acontecer por um aumento da produção do ácido estomacal e pela inflamação do revestimento interno do estômago, de forma crônica ou aguda. 

Essa condição pode atingir toda a mucosa do estômago ou apenas uma parte dela, provocando uma inflamação leve, moderada ou grave, e pode preceder o surgimento de úlceras pépticas. Entre as causas principais, estão:

  • Infecção bacteriana por H. pylori;
  • Fatores emocionais;
  • Uso de medicamentos em excesso;
  • Ingestão de álcool;
  • Tabagismo;
  • Doenças autoimunes.

Quais são os sintomas de gastrite ou dispepsia? 

Entre os primeiros sinais dessa má digestão estão a dor e distensão na região do estômago, bem como náuseas e em alguns casos, vômito. Outros sintomas da doença, são:

  • Azia;
  • Sensação de estufamento;
  • Perda de apetite;
  • Indigestão.

Afinal, o que diferencia refluxo e gastrite?

Mesmo que a sensação de queimação esteja presente em ambas as condições, a tosse e os sintomas na região do esôfago, por exemplo, estão associados ao refluxo e não à gastrite.. 

Vale lembrar que as causas de cada doença também diferem, uma vez que cada uma possui uma forma diferente de diagnóstico. No caso da gastrite, o diagnóstico é clínico e baseado em critérios aplicados durante a consulta, porém alguns exames, como raio-x, endoscopia e biópsia, são fundamentais para excluir outras doenças. 

Embora o diagnóstico de refluxo gastroesofágico também seja estabelecido pela boa entrevista médica, a endoscopia pode ajudar a excluir úlceras, tumores e infecções esofágicas. No caso de dúvida ou necessidade de confirmar o grau de intensidade do refluxo (para programar uma cirurgia de refluxo, por exemplo) é realizada a pHmetria esofágica

É importante ressaltar que como essas doenças são muito frequentes na população, justamente pelos hábitos alimentares e comportamentais da vida cotidiana, eles podem estar presentes ao mesmo tempo. 

Em resumo, o refluxo gastroesofágico envolve o retorno do ácido do estômago para o esôfago, enquanto a gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica. Se você apresenta sintomas que podem indicar alguma dessas patologias, é importante consultar um gastroenterologista para um diagnóstico preciso e orientação para o tratamento adequado.

Esclarecemos as suas dúvidas? Deixe um comentário e compartilhe!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 23/05/2024 às 15:27
magnifiercross