Indicaram o Transplante de Fígado pra mim e agora, o que fazer?

Atualizado em: 28/09/2021
Por Dr. Glauco Perticarrari
Sumário

Após receber a indicação do transplante de fígado, mediante avaliação de um médico especialista em transplante ou especialista em hepatologia, não quer dizer que você precisa entrar imediatamente na fila do transplante.

Avaliações necessárias pré-transplante

Antes de estar ativo na fila do transplante, é necessário que se avalie algumas coisas nesse paciente que foi indicado ao transplante, como:

  • coração;
  • pulmão;
  • rim;
  • organismo do paciente;
  • se tem condição de realizar o transplante.

A importância de se avaliar o organismo é mais para uma prevenção, para ver se tem alguma outra condição que devemos nos preocupar antes do transplante ou se tem alguma outra coisa que precisaremos tratar depois.

Além disso, temos que avaliar condições psicológicas do paciente, é necessário saber se o paciente entende a gravidade e os riscos da cirurgia e vai:

  • conseguir passar pelo transplante;
  • ter condições de se cuidar após o transplante;
  • tomar as medicações necessárias;
  • seguir com o tratamento;
  • realizar os exames de forma rotineira.

Ser avaliado por um assistente social também é de extrema importância para ver se a família e o lar têm uma condição adequada para receber um paciente transplantado, se vai suprir suas necessidades básicas.

Após as avaliações, o que acontece?

Depois que o paciente passar por todas essas avaliações, tanto médica quanto psicossocial, e for aprovado, aí sim está capacitado para entrar na fila de transplante.

Antes disso, ter só a indicação, não quer dizer que já esteja aguardando por um órgão.

Essa é nossa resposta para a pergunta de hoje. Deixe a sua dúvida no comentário que vou esclarecer assim que possível.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Glauco Perticarrari

CRM: 154653 | RQE : 59929 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Glauco Perticarrari atua clinicamente como cirurgião do Aparelho Digestivo, com enfase em transplante hepático e cirurgia hepatobileopancreatica.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Entendendo a importância dos exames de sangue: o que os resultados podem revelar sobre a saúde do fígado

27/06/2024
Os exames de sangue são cruciais para avaliar o fígado, detectando precocemente problemas como hepatite e cirrose. Entenda a importância desses exames, os tipos específicos para o fígado e como manter este órgão saudável com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! Os exames de sangue são […]
Leia mais

É possível uma pessoa magra ter esteatose hepática?

21/05/2024
A Esteatose Hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Esta condição pode ser assintomática, mas quando não tratada, pode levar a complicações sérias.  No post de hoje, falaremos sobre a relação entre a Esteatose Hepática e os aspectos metabólicos do organismo humano. […]
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 28/09/2021
magnifiercross