A síndrome do intestino irritável ou SII é um distúrbio crônico que acomete o trato digestivo e provoca crises recorrentes, com sintomas bastante incômodos para o indivíduo.
Quer saber quais são os sintomas que indicam a SII e se o desconforto abdominal está entre eles? Preparamos esse artigo para esclarecer essa dúvida. Acompanhe os detalhes a seguir!
Conforme dissemos, a síndrome do intestino irritável é uma condição crônica, porém, não se pode dizer exatamente quais são as causas que levam ao seu desenvolvimento. Mas, ainda assim, existem alguns fatores que podem ser relacionados a ela, como as contrações sofridas pelo intestino.
O intestino é composto por músculos e os mesmos realizam essas contrações conforme os alimentos passam pelo trato digestivo. No momento em que essa musculatura se contrai com uma força maior e prolongada, o indivíduo passa a sentir determinados sintomas.
Também pode acontecer de os músculos se contraírem menos, dificultando a passagem de alimentos e provocando constipação.
Outras possíveis causas da síndrome do intestino irritável são as inflamações ou infecções no órgão, junto com alterações que podem ocorrer no sistema nervoso. Além de mudanças na microbiota intestinal, que desequilibram o processo de digestão.
Podemos destacar, ainda, alguns fatores de risco que também contribuem para a manifestação do problema ou até mesmo, para que ele se agrave. Entre os principais, estão:
Os sintomas da síndrome do intestino irritável podem ser diferentes e variar de pessoa para pessoa, uma vez que o intestino reage de diversas maneiras e tudo dependerá do quão sensível é o organismo do indivíduo, algo que influenciará na duração da crise.
Por exemplo, existem pessoas que se sentirão melhores após evacuar e assim a crise acaba terminando mais rápido.
Desta forma, então, podemos dizer que durante uma crise de SII, o indivíduo manifesta os seguintes sintomas:
Não existe uma cura para essa síndrome, mas, ela pode receber um tratamento que ajudará a amenizar os sintomas. Primeiro, é necessário uma avaliação detalhada para excluir possíveis causas orgânicas ou outras doenças que possam ter sintomas semelhantes. Também, é importante que seja identificada a possível causa da irritação e então evitar o contato com esse fator.
Em geral, são indicados medicamentos para controlar as manifestações do problema, dependendo da necessidade do paciente.
A realização de exercícios físicos e terapias voltadas para o bem-estar também podem ajudar no tratamento, controlando principalmente os quadros de ansiedade e estresse.
Vale ressaltar a importância de manter uma alimentação balanceada, com apoio de um nutricionista junto ao gastroenterologista.
Conseguimos esclarecer a sua dúvida? Deixe um comentário abaixo e conte-nos!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.