Agende Sua Consulta

Você Sabe o Que é Cirurgia de Diástase Abdominal?

Atualizado em: 14/07/2021
Por Dr. Paolo Salvalaggio
CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
Sumário
Cirurgia-De-Diastase-Abdominal-Hepatogastro
Você Sabe O Que É Cirurgia De Diástase Abdominal? 2

Condição que se caracteriza pelo afastamento de determinados músculos abdominais, a diástase abdominal pode atingir até 30% das mulheres no pós-parto. Saiba mais sobre a cirurgia que muda a vida de diversas pessoas que sofrem com esse problema em nosso post!

Afinal, o que é diástase abdominal?

A diástase é nada mais que o afastamento dos músculos. No caso do abdome, o principal músculo afastado é o reto abdominal, embora os músculos oblíquos possam sofrer com a diástase também.

Quais as causas desse problema?

Sedentarismo, ganho de peso, alimentação não balanceada e a gestação podem causar a diástase do m. reto. As manifestações da diástase vão além das alterações estéticas: alteração do trânsito intestinal com distensão abdominal após alimentar-se, prisão de ventre, dor na coluna com mudança de postura e alteração da vida sexual. Nos casos mais graves, onde o afastamento é grande, somente a cirurgia irá resolver.

Como saber se eu tenho diástase abdominal?

O diagnóstico da diástase é realizado pelo cirurgião através do exame físico do paciente ou com a realização de exames como ultrassom de parede abdominal, que irá mensurar o quanto de abertura a musculatura possui. Um exame caseiro pode ser realizado pela própria paciente: a paciente fica deitada e contrai o abdômen, com a mão posicionada verticalmente na linha média. Se houver uma separação de pelo menos 3 dedos, provavelmente a paciente possui diástase.

A cirurgia é complicada?

Não. A correção de diástase dos músculos reto abdominais consiste em uma incisão no púbis, próxima ao local em que o corte da cesariana é feito.

Usa-se um afastador para que a equipe médica possa ver a musculatura com mais detalhes. Então, costura-se a aponeurose, uma membrana que envolve os músculos, aproximando-os. Conjuntamente, pode ser realizada uma abdominoplastia para retirada do excesso de pele. Já em caso de gordura excedente, recomenda-se a lipoaspiração.

Riscos, como toda cirurgia

Além dos riscos comuns a todas as cirurgias, como trombose, uma das mais perigosas complicações é a ruptura dos pontos, que pode ocorrer por muito esforço, levando à hemorragia, hematoma e recidiva da diástase.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Dr. Paolo Salvalaggio

Dr. Paolo Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Realizou Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. É Especialista em Cirurgia Digestiva, Videocirurgia e Cirurgia Robótica. Atua há mais de 25 anos como cirurgião do aparelho digestivo. Concentra Atuação no Tratamento de Hérnias da parede abdominal, Refluxo Gastroesofageano e dos problemas do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:
Pão fatiado, macarrão cru, biscoitos e sementes sobre superfície clara, representando alimentos com glúten.

Doença celíaca em adultos: sintomas nem sempre digestivos

Sintomas da doença celíaca em adultos vão além da digestão: veja sinais na pele, humor e sistema nervoso. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais
Mulher deitada com expressão de desconforto, levando as mãos ao peito, sugerindo dor ou queimação na região do esôfago ou estômago.

Refluxo tem cura? Conheça os tratamentos possíveis

Veja as causas do refluxo, tratamentos clínicos e quando a cirurgia é indicada para alívio duradouro dos sintomas. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2025 Direitos reservados
Atualizado em: 05/11/2025
magnifiercross