Fibroscan: Conheça e entenda como ele funciona

FibroScan® é um exame usado para avaliar o grau de rigidez do fígado sem invasão do corpo humano (sem necessidade de biópsia por agulha), evitando riscos ou complicações. É uma alternativa eficiente e de confiança para verificarmos se seu fígado já possui “cicatrizes” de possíveis doenças do fígado.
O Fibroscan também é conhecido como Elastografia Hepática Transitória

Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 Cv Lattes   Google Scholar
Atualizado em 01/09/2020

Fibroscan: Conheça e entenda como ele funciona

Existe uma técnica menos invasiva e, em alguns casos, mais eficaz do que a biópsia para detectar problemas no fígado. Estamos falando do exame de elastografia hepática. Dentre as modalidades de máquinas que realizam este exame a mais conhecida e com maiores evidências de bons resultados científicos é o Fibroscan. Você já ouviu falar dele?

Esse procedimento rápido, indolor e que não oferece risco para o paciente, ajuda a diagnosticar diversos problemas hepáticos, como a fibrose e a esteatose. É sobre ele que nós falaremos neste artigo.

Continue lendo para saber mais detalhes do Fibroscan. Veja como esse exame funciona, quais são as suas indicações principais e descubra se é preciso algum preparo especial para sua realização.

O que é e como funciona o fibroscan?

Fibroscan é uma das formas como é conhecido o exame de elastografia hepática. Conforme seu nome indica, ele é realizado com o intuito de diagnosticar problemas que afetam o fígado, principalmente a fibrose hepática.

Esse procedimento não envolve cortes ou perfurações, mesmo assim, apresenta uma eficácia muito comparável a de uma biópsia do fígado. O diagnóstico que ele proporciona é reconhecido como um dos mais seguros e também precisos, com a grande vantagem de ser realizado de forma prática, sem necessidade de uso de hospital, anestesia e sem causar dor. O exame tem duração rápida, de cerca de 5 a 15 minutos apenas.

Na prática, a realização do exame de Fibroscan lembra muito o de uma ultrassonografia. Para sua realização, o paciente deve permanecer deitado, o profissional faz a aplicação de um gel e desliza uma pequena sonda sobre o abdômen do indivíduo, com o intuito de obter os parâmetros de fibrose e gordura do órgão.

O aparelho emite uma vibração de baixa frequência que se propaga pelos tecidos e chega até o fígado. Essa velocidade é medida em kilopascais (kpas) sendo que o resultado possível é de 1,5 a 75 kpas, e resultados extremos podem indicar presença de cirrose.

Quais são as indicações do Fibroscan?

O Fibroscan funciona fazendo a medição do endurecimento dos tecidos do fígado. Quando ele apresenta fibrose, há uma tendência de ficar mais duro porque esse problema se caracteriza pela formação de cicatrizes sofridas pelo órgão. Então, quanto mais tecido fibroso mais machucado está o órgão.

O Fibroscan tem indicações para todas as doenças do fígado, que se persistente, podem levar a fibrose e nos casos extremos, a cirrose. No nosso meio, a esteatose (gordura no fígado), abuso de álcool e hepatite virais são as doenças do fígado mais comuns. Portadores destas doenças poderiam se beneficiar no exame de Fibroscan.

Mas esse procedimento também é muito usado para o acompanhamento de problemas pré-existentes. Esse é o caso das hepatites B e C, que precisam ser investigadas constantemente para fazer a comparação com resultados anteriores. O grande benefício para o paciente, é obtenção de dados que ajudam no cuidado da doença sem a necessidade de biópsia, que necessita de anestesia, tempo de observação em unidade clinico-hospitalar, gerando desconforto e dor ao paciente e um possível risco de sangramento.

Como é feita a preparação para o exame de Fibroscan?

Conforme explicamos, o exame de Fibroscan é totalmente indolor e nada invasivo, por isso, ele não requer nenhum tipo de preparação especial do paciente. É recomendável um jejum curto de acordo com a preferência do médico examinador.
É muito importante que o médico examinador tenha acesso aos exames anteriores caso o problema do cliente que está sendo examinado.

Além de todas essas vantagens de realização do Fibroscan, os resultados são emitidos de forma muito rápida. Afinal, os dados são transmitidos diretamente para um monitor, assim, o paciente já pode ter o seu exame pronto ao final do procedimento. Tudo isso agiliza o atendimento e o início de um tratamento, se necessário.

× Agendar Consulta.