Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 Cv Lattes   Google Scholar
CRM: 143673 SP
Atualizado em 10/08/2020 Atualizado em 10/08/2020

Quais os mitos e verdades sobre o Sistema Digestivo?

Um intestino regulado evacua todo dia

Falso. A função intestinal e a frequência de evacuações são altamente variáveis. É normal ter até três evacuações por dia, a três por semana. Ainda mais ou menos evacuações são normais para algumas pessoas saudáveis. Se a frequência de suas evacuações alterar em algum período, tome cuidado. A síndrome do intestino irritável é uma condição em que as evacuações podem se tornar bastante irregulares com períodos de constipação intestinal intercalados com períodos de diarreia.

 

Pimenta em excesso pode causar úlcera estomacal

Verdade. Todos os condimentos e o excesso deles podem causar processo irritativo gástrico. Entretanto a pimenta vermelha em quantidade ideal numa dieta balanceada é benéfica ao organismo, pois devido a presença de uma substância chamada capsaicina, pode promover a diminuição da dor, proteger o coração e ainda ajudar no emagrecimento.

 

Ficar sem comer emagrece?

Mito! Ficar durante muito tempo sem se alimentar resulta no consumo de uma maior quantidade de comida. Além disso, o metabolismo do corpo fica mais lento, o que dificulta a perda de peso. Para perder peso, a alimentação deve ser fracionada e na quantidade certa, de acordo com seu organismo.

 

Comer fibras emagrece?

Verdade! O consumo de fibras reduz a sensação de fome, pois ao entrarem em contato com a água, elas formam géis que dilatam o estômago. Além disso, as fibras aumentam o fluxo do trânsito intestinal, o que pode reduzir a absorção de açúcares e gorduras.

 

A cirrose é causada apenas pelo alcoolismo

Falso. A cirrose é uma cicatrização do fígado que pode ser causada pelo alcoolismo e outras condições. O alcoolismo é responsável por menos de 50% de todos os casos de cirrose. A hepatite C crônica, a esteatohepatite não-alcoólica, a cirrose biliar primária, reações medicamentosas, lesões nos ductos biliares e a infecção crônica pela hepatite B são outras causas de cirrose em adultos.

 

Leite é um ótimo remédio para curar a gastrite

Mito. Em casos de gastrite aguda ele até pode ser prejudicial. O leite possui característica química básica. Quando uma pessoa está com gastrite isso significa maior acidez no estômago. Ao ingerir o leite, de imediato se possui uma sensação de melhoria pois ele neutraliza a acidez de forma momentânea pois a seguir o estômago vai produzir mais ácido contra este produto básico e, portanto, aumento de processo irritativo no estômago.

× Agendar Consulta.