Agende Sua Consulta

Cirurgia Bariátrica e Videolaparoscopia

Atualizado em: 26/07/2024
Por Dr. Paolo Salvalaggio
CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
Sumário
Bariátrica-Hepatogastro
Cirurgia Bariátrica E Videolaparoscopia 2

A classe médica comemora e os pacientes agradecem. Desde o dia 1° de fevereiro, quando a notícia saiu no Diário Oficial da União, as cirurgias bariátricas feitas por videolaparoscopia serão oferecidas também pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O governo atendeu as recomendações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC) apresentadas em relatório no final de 2016.

Com a videolaparoscopia, as cirurgias bariátricas acontecem de forma menos invasiva, mais segura e com a mesma eficácia. Uma vez que esse método utiliza pequenos cortes para ter acesso à região abordada, ao invés da única, porém, grande incisão, da cirurgia tradicional, o ganho é a redução das complicações pós-operatórias imediatas e do período do paciente voltar às suas atividades normais.

Cirurgia tem custo-efetivo

Embora tenha custo mais alto, a videolaparoscopia encaixa-se no grupo de trabalhos considerados de custo-efetivo. O grupo de médicos que comemoram a decisão apontam outras as vantagens, como a redução do tempo de internação, que representa redução de gastos, e no panorama pós-operatório, em geral de menos complicações.

Uma cirurgia bariátrica, segundo determina a Organização Mundial de Saúde OMS), deve ser indicada para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m². Indica-se também para pessoas com IMC acima de 35 kg/m², desde que apresentem complicações. Recentemente a lista destas complicações foi revisada incluindo agora mais de 31 problemas como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outras. Devem-se observar quadros de infecções, neoplasias e doenças respiratórias graves como impedimentos.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Logo | Hepatogastro
Calcule agora o seu IMC
Dr. Paolo Salvalaggio

Dr. Paolo Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Realizou Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. É Especialista em Cirurgia Digestiva, Videocirurgia e Cirurgia Robótica. Atua há mais de 25 anos como cirurgião do aparelho digestivo. Concentra Atuação no Tratamento de Hérnias da parede abdominal, Refluxo Gastroesofageano e dos problemas do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:
Pão fatiado, macarrão cru, biscoitos e sementes sobre superfície clara, representando alimentos com glúten.

Doença celíaca em adultos: sintomas nem sempre digestivos

Sintomas da doença celíaca em adultos vão além da digestão: veja sinais na pele, humor e sistema nervoso. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais
Mulher deitada com expressão de desconforto, levando as mãos ao peito, sugerindo dor ou queimação na região do esôfago ou estômago.

Refluxo tem cura? Conheça os tratamentos possíveis

Veja as causas do refluxo, tratamentos clínicos e quando a cirurgia é indicada para alívio duradouro dos sintomas. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2025 Direitos reservados
Atualizado em: 05/11/2025
magnifiercross