Cirurgia Bariátrica e Videolaparoscopia

Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
Sumário
Bariátrica-Hepatogastro
Cirurgia Bariátrica E Videolaparoscopia 2

A classe médica comemora e os pacientes agradecem. Desde o dia 1° de fevereiro, quando a notícia saiu no Diário Oficial da União, as cirurgias bariátricas feitas por videolaparoscopia serão oferecidas também pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O governo atendeu as recomendações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC) apresentadas em relatório no final de 2016.

Com a videolaparoscopia, as cirurgias bariátricas acontecem de forma menos invasiva, mais segura e com a mesma eficácia. Uma vez que esse método utiliza pequenos cortes para ter acesso à região abordada, ao invés da única, porém, grande incisão, da cirurgia tradicional, o ganho é a redução das complicações pós-operatórias imediatas e do período do paciente voltar às suas atividades normais.

Cirurgia tem custo-efetivo

Embora tenha custo mais alto, a videolaparoscopia encaixa-se no grupo de trabalhos considerados de custo-efetivo. O grupo de médicos que comemoram a decisão apontam outras as vantagens, como a redução do tempo de internação, que representa redução de gastos, e no panorama pós-operatório, em geral de menos complicações.

Uma cirurgia bariátrica, segundo determina a Organização Mundial de Saúde OMS), deve ser indicada para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m². Indica-se também para pessoas com IMC acima de 35 kg/m², desde que apresentem complicações. Recentemente a lista destas complicações foi revisada incluindo agora mais de 31 problemas como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outras. Devem-se observar quadros de infecções, neoplasias e doenças respiratórias graves como impedimentos.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Diagnóstico e prevenção de câncer colorretal: sintomas a serem observados

Detectar precocemente o câncer colorretal é crucial para um tratamento eficaz. Conheça os sintomas iniciais a serem observados, a importância dos exames de triagem e as estratégias de prevenção que podem reduzir o risco dessa doença. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! O câncer colorretal é um tipo de câncer que afeta […]
Leia mais

Recuperação e cuidados pós-cirúrgicos para diástase abdominal

Descubra o que é a diástase abdominal, quando a cirurgia é indicada e como é o processo de recuperação após a intervenção cirúrgica. Aprofunde-se nesse tema importante lendo o texto abaixo e amplie seu conhecimento sobre o assunto! A diástase abdominal é uma condição caracterizada pela separação dos músculos abdominais que resulta em uma protuberância […]
Leia mais

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 24/06/2024
magnifiercross