Cirrose Hepática: quais são as causas?

Atualizado em: 21/02/2024
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
Sumário

Muitas pessoas me procuram em busca de informação sobre transplante. Principalmente querendo entender se elas têm alguma doença no fígado com suspeita de cirrose e qual é a causa disso.

Quais as causas mais comuns de cirrose?

Uso abusivo de álcool

A cirrose é exclusivamente causada pelo uso abusivo de álcool? Mito. Na verdade, cirrose por álcool é apenas uma das causas, possivelmente a terceira causa mais frequente em nosso meio. Cerca de 10% dos transplantes de fígado realizados no mundo são feitos por uso abusivo do álcool.

É importante lembrar que, para o paciente ter algum problema de fígado relacionado à cirrose, é necessário manter o uso por um longo período de tempo até chegar a um momento que o fígado tenha bastante cicatriz e não consiga mais funcionar de forma adequada.

Hepatites virais

Há três anos, as causas mais comuns eram as hepatites virais pelo vírus da hepatite B e pelo vírus da hepatite C.

Atualmente, as hepatites virais estão diminuindo porque existe remédio e tratamento para os dois tipos de vírus, inclusive no Brasil. Por isso, cada vez mais as pessoas têm tido menos problema com essas infecções.

A tendência é que esse tipo de cirrose desapareça em nosso meio. Procure um Hepatologista caso você tenha cirrose por esses vírus.

NASH

NASH é a hepatite não alcoólica causada por diabetes e obesidade, sendo a causa mais comum de cirrose e posteriormente será a causa número um de transplante de fígado.

Os pacientes que estão ano após ano acima do peso e desenvolvem colesterol alto e diabetes, acabam machucando o fígado, causando cicatriz, e desenvolvendo uma cirrose por excesso de peso e diabetes, que é a chamada NASH.

Causas mistas

Não é incomum ver pacientes com causas mistas, ou seja, pacientes com cirrose decorrente de várias causas em conjunto. Por exemplo, a pessoa tem hepatite por vírus e em algum momento da vida ela abusou do álcool, isso acelera o machucado do fígado.

Ou então, a pessoa abusou do álcool e ao mesmo tempo teve excesso de peso e desenvolveu o diabetes, machucando ainda mais o fígado.

Se você quer saber mais sobre esse assunto e acha que pode ter um fígado machucado, procure um médico especializado na área.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Entendendo a importância dos exames de sangue: o que os resultados podem revelar sobre a saúde do fígado

27/06/2024
Os exames de sangue são cruciais para avaliar o fígado, detectando precocemente problemas como hepatite e cirrose. Entenda a importância desses exames, os tipos específicos para o fígado e como manter este órgão saudável com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! Os exames de sangue são […]
Leia mais

É possível uma pessoa magra ter esteatose hepática?

21/05/2024
A Esteatose Hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Esta condição pode ser assintomática, mas quando não tratada, pode levar a complicações sérias.  No post de hoje, falaremos sobre a relação entre a Esteatose Hepática e os aspectos metabólicos do organismo humano. […]
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 21/02/2024
magnifiercross