Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 Cv Lattes   Google Scholar
Atualizado em 16/02/2021

Cirrose Hepática: quais são as causas?

Muitas pessoas me procuram em busca de informação sobre transplante. Principalmente querendo entender se elas têm alguma doença no fígado com suspeita de cirrose e qual é a causa disso.

Quais as causas mais comuns de cirrose?

Uso abusivo de álcool

A cirrose é exclusivamente causada pelo uso abusivo de álcool? Mito. Na verdade, cirrose por álcool é apenas uma das causas, possivelmente a terceira causa mais frequente em nosso meio. Cerca de 10% dos transplantes de fígado realizados no mundo são feitos por uso abusivo do álcool.

É importante lembrar que, para o paciente ter algum problema de fígado relacionado à cirrose, é necessário manter o uso por um longo período de tempo até chegar a um momento que o fígado tenha bastante cicatriz e não consiga mais funcionar de forma adequada.

Hepatites virais

Há três anos, as causas mais comuns eram as hepatites virais pelo vírus da hepatite B e pelo vírus da hepatite C.

Atualmente, as hepatites virais estão diminuindo porque existe remédio e tratamento para os dois tipos de vírus, inclusive no Brasil. Por isso, cada vez mais as pessoas têm tido menos problema com essas infecções.

A tendência é que esse tipo de cirrose desapareça em nosso meio. Procure um Hepatologista caso você tenha cirrose por esses vírus.

NASH

NASH é a hepatite não alcoólica causada por diabetes e obesidade, sendo a causa mais comum de cirrose e posteriormente será a causa número um de transplante de fígado.

Os pacientes que estão ano após ano acima do peso e desenvolvem colesterol alto e diabetes, acabam machucando o fígado, causando cicatriz, e desenvolvendo uma cirrose por excesso de peso e diabetes, que é a chamada NASH.

Causas mistas

Não é incomum ver pacientes com causas mistas, ou seja, pacientes com cirrose decorrente de várias causas em conjunto. Por exemplo, a pessoa tem hepatite por vírus e em algum momento da vida ela abusou do álcool, isso acelera o machucado do fígado.

Ou então, a pessoa abusou do álcool e ao mesmo tempo teve excesso de peso e desenvolveu o diabetes, machucando ainda mais o fígado.

Se você quer saber mais sobre esse assunto e acha que pode ter um fígado machucado, procure um médico especializado na área.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta.