O câncer gástrico, mais conhecido como câncer de estômago, se caracteriza pelo crescimento desordenado das células que compõem a parede do órgão.
A seguir, falaremos um pouco sobre o câncer gástrico e ressaltamos os 3 principais fatores para alguém desenvolver esta enfermidade, que são divididos entre questões do meio, questão genéticas ou a de lesões. Continue nos acompanhando.
Em primeiro e o mais importante, são os fatores que conseguimos modificar, como, fazer uma alimentação sem muitos alimentos processados e defumado e zerar o tabagismo, que não é bom para o pulmão, não é bom para a saúde e também pode levar ao tumor de estômago e também à infecção por H pylori.
Então quando identificamos o paciente assintomático, temos que fazer um acompanhamento periódico e realmente eliminar essa bactéria, porque ela pode ser percursora, pode causar o câncer gástrico.
Em segundo ponto, temos questões inerentes ao paciente, que ele não tem escolha, como:
Outros fatores são as lesões que podem predispor a formação desse tipo de tumor, como pólipos adenomatosos, uma metaplasia do intestino, ou seja, uma metaplasia do estômago, ou seja, quando a parede do estômago não tem mais aquela formação normal e passa a ter a formação e parecer com a parede de outro órgão, e também com a gastrite atrófica, que é uma doença onde existe uma inflamação muito importante da parede do estômago, isso pode predispor a formação do câncer gástrico.
Então, se você tem algum desses fatores, se você já fez o exame e identificou alguma dessas alterações, é muito importante a avaliação do especialista, seja o gastroenterologista, seja o cirurgião do aparelho digestivo para realmente ajudar você a eliminar esses fatores e também a fazer um acompanhamento adequado.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.