Ascite: o que é?

Atualizado em: 04/08/2021
Por Dr. Rodrigo Rocco
Sumário

Ascite é o acúmulo de líquido dentro da barriga e isso ocorre mais frequente por conta da cirrose.

Entenda o que causa a ascite

Quando o paciente tem cirrose, um dos sintomas de descompensação é o surgimento da barriga d’água. Existem outros sintomas também, como: encefalopatia, hemorragia digestiva alta, ascite, icterícia, entre outros.

O líquido que começa a surgir na barriga do paciente nada mais é do que o acúmulo de sal e água que o organismo acaba absorvendo. Esse líquido absorvido se acumula nas principais regiões onde há gravidade, como nas pernas, e acaba extravasando para dentro da barriga.

A ascite na barriga, vulgarmente chamada de barriga d’água, é decorrente de um parasita chamado Schistosoma mansoni, conhecido também como esquistossomose, mas lembre-se que nem todos os pacientes são cirróticos.

Como a cirrose é uma doença endêmica no Brasil, acabamos levando em consideração que esses pacientes também desenvolvem quadros de ascite.

Quando identificada, é preciso saber exatamente qual o motivo que levou a isso, se foi um quadro da esquistossomose ou da cirrose. Portanto, 40 ml desse material são coletados para analise do líquido.

Existem outras situações mais raras que também desenvolvem a ascite, como, por exemplo, cânceres dentro da barriga.

Tratamento da ascite

As pessoas que tem cirrose e desenvolvem a ascite precisam obrigatoriamente comer uma dieta com pouquíssimo sal, ou seja, a preparo da comida deve ser completamente sem sal, apenas usar um sachê de no máximo 1g no almoço e na janta.

Além dessa restrição, também existem outras que o paciente deve evitar, como:

  • embutidos;
  • queijos amarelos;
  • comidas prontas;
  • pão francês.

Todas as comidas prontas possuem uma quantidade de muito grande de sal.

Caso o paciente continue persistindo com quadro de ascite, o médico pode indicar alguns diuréticos, que são remédios que fazem a pessoa eliminar maior quantidade de sal e líquido pelo xixi controlando a ascite.

Se mesmo após essa medida a ascite ainda persista, o médico poderá indicar, além dos medicamentos, alguns procedimentos a serem realizado, dentre eles, o transplante de fígado.

Então, se você tem ascite e restringe sal, deixe o seu comentário abaixo do vídeo dizendo como é a sua experiência em relação ao consumo de menor quantidade de sal e se você tem ascite, conte-nos como foi a resposta em relação a essa terapia.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Rodrigo Rocco

CRM: 127629 | RQE : 55103 - Gastroenterologia
O Dr. Rodrigo Rocco é especialista em clínica médica. Atua como hepatologista com ênfase em cirrose, hepatites virais e esteatose.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Entendendo a importância dos exames de sangue: o que os resultados podem revelar sobre a saúde do fígado

27/06/2024
Os exames de sangue são cruciais para avaliar o fígado, detectando precocemente problemas como hepatite e cirrose. Entenda a importância desses exames, os tipos específicos para o fígado e como manter este órgão saudável com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! Os exames de sangue são […]
Leia mais

É possível uma pessoa magra ter esteatose hepática?

21/05/2024
A Esteatose Hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Esta condição pode ser assintomática, mas quando não tratada, pode levar a complicações sérias.  No post de hoje, falaremos sobre a relação entre a Esteatose Hepática e os aspectos metabólicos do organismo humano. […]
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 04/08/2021
magnifiercross