Clínica Hepatogastro

Afinal, qual a função da Elastografia Hepática por Fibroscan?

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira23/08/2023
Tempo de leitura: 3 minutos
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
23/08/23
Sumário

Elastografia hepática por Fibroscan ou Elastografia Hepática Transitória é o exame responsável pela avaliação do grau de rigidez do fígado, sendo um método menos invasivo para verificar possíveis ‘cicatrizes’ de patologias que afetam o órgão.

Afinal Qual A Funcao Da Elastografia Hepatica Por Fibroscan Blog
Afinal, Qual A Função Da Elastografia Hepática Por Fibroscan? 2

Se você ainda não conhece e não sabe como funciona, acompanhe o artigo a seguir, onde falaremos um pouco mais sobre o assunto!

Para que serve a Elastografia Hepática por Fibroscan? 

São vários os problemas que podem acometer o fígado e como consequência, gerar danos que o levam à fibrose hepática. Logo, o órgão começa a perder suas funções de maneira gradativa, até deixar de atender as necessidades do organismo.

Por sua vez, a fibrose hepática é caracterizada pela formação de tecido cicatricial, como mini cicatrizes microscópicas que surgem devido às agressões sofridas por muito tempo pelo fígado. 

Assim, as células saudáveis são destruídas e o fígado acaba produzindo um tecido fibrótico que não cumpre sua função normalmente.

Nesse contexto é então indicada a Elastografia Hepática por Fibroscan, muito utilizada para avaliar o estágio em que se encontra a fibrose hepática.

Através do procedimento, é possível visualizar a estrutura do órgão sem a necessidade de fazer cortes ou usar agulhas. Desta forma, algumas patologias podem ser acompanhadas para evitar complicações, como por exemplo:

  • Hepatites;
  • Doença de Wilson;
  • Cirrose;
  • Colangite esclerosante primária.
  • Esteatose hepática;
  • Hemocromatose.

Como funciona a Elastografia Hepática por Fibroscan? 

O exame é rápido, indolor e não oferece riscos para o paciente, sendo um procedimento simples e com uma grande eficácia no acompanhamento e diagnóstico de doenças do fígado.

Podemos dizer que o exame é semelhante a uma ultrassonografia comum, onde o paciente deita sobre a maca e o aparelho desliza sobre o abdômen com o auxílio de um gel.

Então, são obtidas imagens em ondas sísmicas que demonstram a evolução da saúde do órgão. O resultado ajuda a evitar possíveis complicações no fígado, principalmente em pacientes diagnosticados com fibrose hepática.   

Geralmente, o exame dura 10 minutos e logo após a finalização, o paciente recebe o resultado e é liberado para retornar às suas atividades. 

Quais os benefícios da Elastografia Hepática por Fibroscan?

Conforme dissemos, a Elastografia Hepática por Fibroscan pode ser utilizada para avaliar o resultado de um tratamento, ou seja, verificar se houve ou não a melhora do tecido. 

Também podemos destacar como benefícios do exame:

  • É indolor, ou seja, o paciente não sente desconforto durante o procedimento e nenhuma dor;
  • Não oferece riscos para a integridade física do paciente, infecções ou tempo longo para recuperação após o procedimento;
  • Mostra os resultados de forma imediata e precisa;
  • Não possui contraindicações.

Se você precisa acompanhar algum problema hepático, converse com seu médico sobre a necessidade de realizar a elastografia.

Suas dúvidas foram esclarecidas com o conteúdo de hoje? Comente abaixo!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 11/04/2024 às 16:40
Ligue para agendar
Agende sua Consulta
magnifiercross