A cirrose hepática é uma doença genética?

Atualizado em: 10/04/2024
Por Dra Marcela Campiolo
Sumário

A relação entre genética e saúde sempre foi um campo fascinante da medicina, e cada vez mais descobertas nos revelam a influência dos nossos genes em doenças e condições de saúde.

Quando falamos de cirrose hepática, geralmente pensamos em fatores como álcool e hábitos alimentares, porém, a genética também desempenha um papel crucial nessa condição. 

Neste texto, vamos explorar como certas mutações genéticas podem contribuir para o desenvolvimento da esteatose e, consequentemente, da cirrose hepática. Continue lendo para entender! 

Doenças genéticas do fígado que levam a cirrose

Algumas doenças de fígado que causam cirrose, são tipicamente genéticas, como a doença de Wilson e a hemocromatose hereditária, como nome próprio já diz. Porém, existe uma doença que também pode ter um papel genético, mas que é pouco falada, que é a esteatose.

Esteatose

Até pouco tempo atrás, imaginava-se que a esteatose era puramente adquirida por conta do sobrepeso, obesidade ou diabetes, mas, hoje se sabe que pode ter algum contexto, algum componente genético por trás da esteatose.

A mutação mais conhecida é chamada de Polimorfismo do gene PNPLA3, e os pacientes que têm esse polimorfismo, têm um risco maior de terem esteatose só por conta dessa genética, além disso, se o paciente tem esteatose, ele tem o risco maior de ter cirrose por conta da esteatose.

Essa é uma informação muito importante de ter em mente, principalmente quando se tem um paciente com histórico familiar de cirrose causada pela esteatose, ou o próprio paciente é muito jovem e já tem cirrose por conta de esteatose, é preciso desconfiar se não tem esse componente genético para investigar.

Como diagnosticar

Pode ser feito um exame de sangue ou um teste, que com certeza vai ajudar o médico, o paciente e até os seus familiares no tratamento ideal para aquele paciente.

Então, se você tem esteatose e acha que pode ser genético, ou tem alguma dúvida sobre isso, marque uma consulta, entra em contato com a gente que a gente pode te ajudar.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dra Marcela Campiolo

CRM: 210779 | RQE : 87745
Gastroenterologia Atuação: Gastroenterologia, Hepatologia. Faculdade: Faculdade Evangélica do Paraná (2012). Experiência: Mais de 05 anos. Sobre: Atua principalmente em doenças do fígado, estômago e intestino. Residência médica em Gastroenterologia. Fellowship em Hepatologia na cidade de Bruxelas (Bélgica).

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Entendendo a importância dos exames de sangue: o que os resultados podem revelar sobre a saúde do fígado

27/06/2024
Os exames de sangue são cruciais para avaliar o fígado, detectando precocemente problemas como hepatite e cirrose. Entenda a importância desses exames, os tipos específicos para o fígado e como manter este órgão saudável com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! Os exames de sangue são […]
Leia mais

É possível uma pessoa magra ter esteatose hepática?

21/05/2024
A Esteatose Hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Esta condição pode ser assintomática, mas quando não tratada, pode levar a complicações sérias.  No post de hoje, falaremos sobre a relação entre a Esteatose Hepática e os aspectos metabólicos do organismo humano. […]
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 10/04/2024
magnifiercross