Agende Sua Consulta

Cirurgia Robótica no tratamento de doenças hepáticas: uma abordagem menos invasiva

Atualizado em: 14/11/2023
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
Sumário

Você sabia que a cirurgia robótica ganhou destaque no tratamento de doenças hepáticas, por ser uma técnica eficaz e menos invasiva para os pacientes? 

A Imagem Ilustra Um Médico Realizando Uma Cirurgia Robótica
Cirurgia Robótica No Tratamento De Doenças Hepáticas: Uma Abordagem Menos Invasiva 2

Quer entender o que é, como funciona e quais são os benefícios da cirurgia? Acompanhe mais detalhes no artigo a seguir!

Do que se trata a cirurgia robótica?

Podemos dizer que a cirurgia robótica consiste em uma videocirurgia, onde o cirurgião opera em uma plataforma robótica e consegue visualizar a região sem a necessidade de grandes incisões no abdômen.

Em outras palavras, é uma procedimento minimamente invasivo, onde as manobras são conduzidas pelo cirurgião, porém, executadas através de braços e pinças robóticas que ampliam e aprimoram os movimentos do cirurgião.

O sistema robótico é composto por instrumentos cirúrgicos montados em braços robóticos. Desta forma, o cirurgião, sentado no console, visualiza a área de operação em um monitor, com imagem 3D, em tempo real e manipula os controles manuais. 

Esses movimentos são então traduzidos pelos braços robóticos, que executam as ações correspondentes. 

Seu principal objetivo é melhorar o controle, a precisão e a flexibilidade do cirurgião durante o procedimento.

Cirurgia robótica de hepatectomia 

Hepatectomia é uma das formas de tratamento de doenças do fígado, sendo indicada em casos de tumores primários, nódulos, metástases hepáticas, entre outras patologias que acometem o órgão.

E se antes a técnica aberta era a mais utilizada, neste caso, com necessidade de uma incisão na parte superior do abdômen, hoje a cirurgia robótica também é uma das opções para a realização da hepatectomia.

O preparo do paciente é o mesmo de uma cirurgia convencional, mudando somente a forma como será feito o procedimento. 

Após a preparação, é posicionado ao lado do paciente o equipamento com os instrumentos que serão utilizados e a câmera, responsável por transmitir as imagens para a plataforma onde estará o cirurgião.

Mantendo-se nesse console, o cirurgião consegue ter uma visão mais ampla da estrutura e assim envia comandos para o equipamento. Isso é feito a partir dos controles da mesa, que contam com o suporte tecnológico para guiar os movimentos.

Essa tecnologia é o que ajuda a controlar os movimentos e a pressão exercida, permitindo uma movimentação precisa e delicada, trabalhando em apenas uma pequena área, com menores incisões. 

Além disso, todos os equipamentos são programados para a hepatectomia, então o cirurgião pode definir os ajustes dos instrumentos, minimizando diversos riscos.

Quais são as vantagens da cirurgia robótica?

A cirurgia robótica tem proporcionado uma série de benefícios significativos. Abaixo, destacamos os principais: 

Recuperação mais rápida

Por ser um procedimento menos invasivo, os pacientes têm uma recuperação mais rápida, com menos tempo de internação hospitalar e uma transição mais suave para as atividades normais do dia a dia. 

Pós-operatório mais tranquilo

Devido ao tamanho reduzido das incisões, os pacientes submetidos à cirurgia robótica hepática tendem a sentir menos dor. Isso contribui com um pós-operatório mais confortável e tranquilo.

Segurança

Até aqui, já foi possível perceber que o procedimento cirúrgico via robótica é bem seguro. Mas, também existem outros detalhes, como por exemplo, a plataforma ter componentes projetados especificamente para reduzir o risco das operações, como travas de segurança, que podem evitar movimentos quando o médico desvia os olhos por alguns segundos. 

Vale lembrar que apenas cirurgiões certificados e que já possuem treinamento podem efetuar esse tipo de procedimento. 

Esclarecemos suas dúvidas? Já fez ou conhece alguém que fará uma cirurgia robótica? Deixe um comentário e compartilhe!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:
Robô cirúrgico avançado em uma sala de operação moderna, destacando tecnologia de ponta para cirurgias minimamente invasivas.

Avanços Tecnológicos em Cirurgias Minimamente Invasivas

Descubra como os avanços tecnológicos estão revolucionando as cirurgias minimamente invasivas, trazendo mais segurança, precisão e recuperação rápida para os pacientes.
Leia mais
Imagem ilustra uma cirurgia robótica sendo realizada

Realização de Cirurgias Intestinais por meio da Robótica, é possível?

Saiba mais sobre os na Cirurgia Robótica para tratamento de doenças intestinais. Saiba como essa tecnologia proporciona acesso preciso e visualização aprimorada, permitindo diagnósticos precisos e ressecções eficazes.
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2025 Direitos reservados
Atualizado em: 14/11/2025
magnifiercross