O pâncreas é um dos órgãos do corpo humano que apresenta um papel fundamental, pois participa do processo de digestão dos alimentos consumidos. Quando o órgão é acometido por uma inflamação, ocorre a pancreatite, podendo ser de forma aguda ou crônica.
No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre a doença. Continue acompanhando para saber se pode ou não virar um câncer de pâncreas e o que fazer para evitar!
Como dissemos, a pancreatite é a inflamação que acomete o pâncreas e geralmente se manifesta de duas formas: aguda ou crônica.
A pancreatite aguda ou biliar é provocada pela presença de pequenos cálculos biliares, responsáveis por obstruir a porção terminal do colédoco por onde ocorre o transporte da bile, ação que interrompe o fluxo de secreções no pâncreas e provoca um quadro inflamatório intenso.
Esse tipo de pancreatite também pode ser causado por outros fatores, sendo eles:
Por sua vez, a pancreatite crônica é caracterizada como uma inflamação a longo prazo. Em geral, ela pode ser causada pelo excesso de bebida alcoólica, uma vez que a grande quantidade de álcool ingerida gera uma inflação no órgão e favorece a formação de um tecido fibroso, atrofiando o órgão.
Além disso, o indivíduo com pancreatite crônica corre um risco muito maior de desenvolver uma doença mais grave, como o câncer de pâncreas.
Em geral, os sintomas de pancreatite começam quando as enzimas responsáveis pela digestão são liberadas pelo pâncreas. Entre os sintomas mais comuns, podemos destacar:
Quando ocorrem crises de pancreatite crônica, é comum que o indivíduo fique bastante debilitado. Neste caso, é importante consultar imediatamente o médico para confirmação do diagnóstico e tratamento adequado.
Em alguns casos, não é possivel evitar o aparecimento da pancreatite crônica, pois a inflamação pode ser decorrentes de problemas hereditários, incluindo condições autoimunes. Porém, conforme dissemos, o excesso de bebidas alcoólicas é a principal causa da inflamação crônica do órgão.
Assim, a melhor maneira de prevenir a doença é evitar o consumo de álcool e manter hábitos de vida saudáveis.
Para quem já apresenta um quadro crônico, a recomendação é deixar a bebida completamente de lado, para evitar problemas ainda maiores.
Suas dúvidas foram esclarecidas no conteúdo de hoje? Deixe um comentário abaixo e conte-nos! Aproveite para compartilhar!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.