A cirurgia bariátrica é uma das modalidades de tratamento mais indicadas para pessoas que apresentam excesso de peso corporal importante (obesidade grau II ou III) e riscos de complicações de saúde, principalmente quando não tiveram sucesso com o tratamento convencional.
Preparamos esse artigo para que você entenda um pouco melhor como essa cirurgia é realizada e quais são os cuidados pós-operatórios. Acompanhe!
O objetivo principal da cirurgia bariátrica é reduzir a capacidade de alimentos no estômago, bem como as calorias que são absorvidas pelo intestino, algo que modifica o processo de digestão natural e consequentemente, ajuda na redução de peso.
Conforme dissemos, o procedimento é indicado para pessoas com obesidade, geralmente de grau II, que mesmo depois de meses de tratamento e alimentação adequada, não tiveram o resultado desejado.
A cirurgia pode ser realizada através da técnica aberta ou convencional, por videolaparoscopia e plataforma robótica. Alguns estudos estão em andamento para avaliar a eficácia do procedimento realizado por via endoscópica.
No geral, podemos dizer que existem três tipos de cirurgia bariátrica que podem ser indicados, como por exemplo:
Quando o procedimento é do tipo restritivo, ele reduz a capacidade de o estômago armazenar os alimentos, conforme dissemos. Assim, o indivíduo sente uma saciedade mais precoce. A cirurgia restritiva mais utilizada recebe o nome de gastrectomia vertical.
Por sua vez, a técnica disabsortiva não proporciona grandes mudanças na capacidade de armazenagem ou tamanho do estômago, porém, realiza alterações na absorção pelo intestino delgado. Hoje em dia são pouco realizadas.
E temos a cirurgia mista, feita por Bypass gástrico, considerada como a mais realizada tanto aqui no Brasil, quanto em diversos outros países. Ela restringe a quantidade de alimento que o estômago armazena e faz um desvio pequeno do intestino, apresentando grandes resultados.
Além da perda de peso de maneira significativa, a cirurgia bariátrica também oferece alguns outros benefícios, amenizando os riscos de doenças relacionadas com a obesidade, sendo elas:
Outra vantagem da bariátrica, sem dúvidas, é em relação à diminuição dos riscos de depressão e melhora da autoestima após a realização da cirurgia.
Para garantir uma boa cicatrização dos tecidos, são necessários alguns cuidados específicos, principalmente com relação à alimentação, pois é preciso continuar garantindo nutrientes ao organismo.
Desta forma, então, um dos primeiros cuidados após o procedimento é com os alimentos que serão ingeridos. De início, a dieta deverá ser líquida nos primeiros dias após o procedimento.
Durante esse período, o paciente deve ingerir pequenas quantidades para que o organismo possa se adaptar as suas novas condições e garantir hidratação e repouso gástrico. A dieta deve ser baseada em água, água de coco, caldo de verdura ou carne e sucos naturais, sem ácido.
Após alguns dias, inicia-se a dieta pastosa e a dieta vai evoluindo de acordo com a recuperação do paciente no pós-operatório, avaliada individualmente com o acompanhamento da equipe multidisciplinar.
Essa fase também envolve a suplementação nutricional, pois a absorção de nutrientes pelo organismo sofre algumas alterações. Isso ocorre por volta da terceira ou quarta semana e geralmente os médicos indicam complexos vitamínicos.
Com relação às atividades físicas, não é necessário repouso total. O paciente pode fazer movimentos leves, caminhadas progressivas para que o corpo se adapte com a nova condição.
Além de todos esses cuidados, o suporte psicológico também é fundamental para auxiliar em casos de insegurança e dificuldades que o paciente esteja sentindo, bem como enfrentar um possível quadro de ansiedade ou compulsão alimentar.
Agora que você já sabe quais os cuidados após a bariátrica, compartilhe com quem também precisa dessas informações.
Se já realizou a cirurgia, deixe um comentário e conte-nos como foi a sua recuperação.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.