O pâncreas é uma glândula que faz parte do sistema digestivo e endócrino. O pâncreas produz o suco pancreático que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas. Esta glândula também é responsável pela produção de hormônios como, por exemplo, insulina, somatostatina e glucagon. Localizado no abdômen, o pâncreas possui de 14 a 25 centímetros de comprimento. Está localizado anexo ao duodeno.
A alteração neste órgão provoca efeitos muito graves, estas mesmas enzimas em algumas ocasiões atacam o próprio órgão e podem prejudicá-lo.
Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura. A dor costuma intensificar-se quando o paciente deita de barriga para cima pois comprime o órgão.
As enzimas que atacam o pâncreas causam uma inflamação e, portanto, é habitual que ocorram episódios de febre. Os médicos recomendam que se houver aumento da temperatura o ideal é procurar ajuda médica, pois a febre indica que algo não vai bem no organismo e apenas um médico pode identificar o problema.
Problemas no pâncreas podem causar náuseas e vômitos. Quando o sistema digestivo está alterado, os alimentos não são bem digeridos. O pâncreas está inflamado e por isso é habitual sentir mal-estar e enjoos.
Pacientes com doenças no pâncreas perdem alguns quilos repentinamente, isto porque se o pâncreas está com algum problema, ele deixa de absorver os nutrientes dos alimentos e isso fará com que o paciente perca medidas mesmo comendo o mesmo que comia anteriormente.
Quando há um problema no pâncreas, pode ser normal sentir-se cansado, irritado, ter dificuldade de concentração e dores de cabeça súbitas. Isso tudo ocorre porque o sistema imunológico está sob ataque e os efeitos aparem imediatamente.
As taquicardias são frequentes quando o organismo está debilitado e o sistema imunitário fica em baixo, forçando o coração a trabalhar mais rápido. Isto gera um grande cansaço e surge um aumento do ritmo cardíaco. Problemas avançados no pâncreas algumas vezes geram taquicardias.
O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.