Agende Sua Consulta

Você sabe o que são Hepatites Virais?

Atualizado em: 14/07/2021
Por Dr. Paolo Salvalaggio
CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
Sumário
Hepatites-Hepatogastro
Você Sabe O Que São Hepatites Virais? 2

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. Neste post tiraremos suas dúvidas sobre as hepatites virais, confira!

O que são hepatites virais?

São doenças silenciosas, causadas por vírus que prejudicam o fígado e podem levar à cirrose e ao câncer. Existem vários tipos de hepatites classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E.

Como é feita a transmissão de hepatites virais?

As hepatites A e E são transmitidas pela via orofecal e causam infecções agudas benignas, que evoluem para a cura sem necessidade de tratamento específico. As hepatites B, C e D podem evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose e o carcinoma hepatocelular.

Você não contrai hepatite b e c por:

  • Tosse ou espirros;
  • Beijos ou abraços;
  • Aleitamento materno;
  • Alimentos ou água;
  • Contato casual (como no ambiente do escritório);
  • Compartilhamento de utensílios para comer ou beber.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus

Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isso quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas de infecção, nesse último caso, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.

Como é feito o diagnóstico de hepatites virais?

O diagnóstico laboratorial das hepatites virais inclui as provas da função hepática e a pesquisa de marcadores sorológicos específicos (antígenos e anticorpos). Testes complementares para a detecção direta do genoma viral podem ser necessários para confirmação diagnóstica, determinação do genótipo infectante ou monitoramento da resposta à terapia antiviral.

Grávidas devem fazer o teste?

É muito importante que todas as gestantes façam uma análise de sangue para as hepatites no início da gravidez, já que o vírus pode ser transmitido ao feto por meio da gestação, no parto ou durante o aleitamento materno.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Dr. Paolo Salvalaggio

Dr. Paolo Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Realizou Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. É Especialista em Cirurgia Digestiva, Videocirurgia e Cirurgia Robótica. Atua há mais de 25 anos como cirurgião do aparelho digestivo. Concentra Atuação no Tratamento de Hérnias da parede abdominal, Refluxo Gastroesofageano e dos problemas do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Sintomas de Esteatohepatite Não Alcoólica: o que observar e quando procurar ajuda

06/11/2024
Descubra os principais sintomas da Esteatohepatite Não Alcoólica e como diferenciá-la de outras condições hepáticas. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais

Qual é a relevância da albumina no contexto da cirrose hepática?

07/10/2024
Aprenda sobre cirrose, exames essenciais para diagnóstico, o papel da albumina e como acompanhar a saúde de pacientes com essa condição.
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 14/07/2021
magnifiercross