O refluxo gastroesofágico (DRGE), que se apresenta como o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, é uma doença benigna. Provoca sintomas típicos, como azia, queimação retroesternal e regurgitação, e atípicos. Na lista desses últimos, estão a asma, tosse crônica e dores torácicas advindas de fibrose pulmonar e pneumonia.
Para se comprovar a DRGE é recomendável realizar uma endoscopia digestiva alta. O tratamento com medicamentos e dieta de dois a seis meses pode obter excelentes resultados.
Na maioria dos casos, o tratamento visa controlar sintomas e busca prevenir úlceras, estreitamentos do esôfago e câncer, entre outras complicações. Antes de se optar pela cirurgia, além da medicação específica, o tratamento indica evitar o álcool, bebidas gasosas e um cardápio de alimentos sem cafeína, chocolate, certos condimentos e temperos, além de menta e hortelã.
As recomendações do campo comportamental incluem: esperar três horas antes de se deitar, especialmente após lautas refeições; evitar exercícios após a alimentação; não fumar; evitar ou tratar a obesidade.
Confira também, nosso vídeo sobre o tema:
O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.