Cirrose é uma doença que pode ser causada a partir de outros fatores que fazem com que o fígado tenha inflamações crônicas, como as doenças hepáticas. Porém o consumo de bebidas alcoólicas, independente de sua origem, aumentam o risco de desenvolvimento dessa doença.
No post de hoje, iremos explicar sobre a relação do álcool com as doenças hepáticas alcoólicas, fatores que causam inflamações no fígado e cuidados necessários para evitar o desenvolvimento de doenças como a cirrose. Continue lendo para saber!
A correlação do álcool com a doença hepática alcoólica, é uma dúvida recorrente no consultório, seja pelo tipo de bebida consumida, como vinho, cerveja, destilado ou a quantidade.
Primeiramente, é necessário entender que não se trata muito do tipo da bebida e sim da quantidade de álcool consumida. Geralmente, as bebidas destiladas tem uma concentração de álcool maior, por isso se você ingerir o mesmo volume de uma bebida destilada e de uma bebida fermentada, realmente a quantidade de álcool é maior, mas isso não faz com que o consumo de bebida fermentada seja vinho, ou a cerveja, diminua o risco de você ter alguma doença do fígado.
Precisamos lembrar também que existem outros fatores que fazem com que o fígado tenha inflamação crônica, levando ao aumento do risco da cirrose hepática, entre eles podemos citar: hepatite autoimune, esteatose hepática e as hepatites virais. Nesses casos, nem sempre os sintomas ou os fatores de risco ficam evidentes, e com isso, a partir do consumo de álcool exagerado em cima dessas outras doenças, podem aumentar ainda mais o risco do desenvolvimento de cirrose.
Lembrando que mundialmente, a bebida não é a principal causa da hepatite crônica e da cirrose e sim as hepatites virais. Em alguns países mais desenvolvidos, a esteatose hepática já é um dos principais fatores de risco para a cirrose.
Então, respondendo a dúvida do paciente, beber somente cerveja, não garante que você não possa evoluir com cirrose. Pois é possível que você desenvolva outra doença de base, alguma causa de inflamação do fígado, que associada ao álcool, mesmo em pequenas quantidades, pode gerar essa inflamação e cursar com a cirrose, porque alguns pacientes ou algumas pessoas realizam um alto consumo dessas bebidas fermentadas, independente se é algo em pouca quantidade, diariamente ou uma libação maior eventual; esses fatores aumentam muito o risco da inflamação crônica pelo álcool.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.