Agende Sua Consulta

Quem bebe só cerveja pode ter Cirrose?

Atualizado em: 27/07/2023
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
Sumário

Cirrose é uma doença que pode ser causada a partir de outros fatores que fazem com que o fígado tenha inflamações crônicas, como as doenças hepáticas. Porém o consumo de bebidas alcoólicas, independente de sua origem,  aumentam o risco de desenvolvimento dessa doença. 

No post de hoje, iremos explicar sobre a relação do álcool com as doenças hepáticas alcoólicas, fatores que causam inflamações no fígado e cuidados necessários para evitar o desenvolvimento de doenças como a cirrose. Continue lendo para saber!

Correlação do álcool com a doença Hepática Alcoólica

A correlação do álcool com a doença hepática alcoólica, é uma dúvida recorrente no consultório, seja pelo tipo de bebida consumida, como vinho, cerveja, destilado ou a quantidade.  

Primeiramente, é necessário entender que não se trata muito do tipo da bebida e sim da quantidade de álcool consumida. Geralmente, as bebidas destiladas tem uma concentração de álcool maior, por isso se você ingerir o mesmo volume de uma bebida destilada e de uma bebida fermentada, realmente a quantidade de álcool é maior, mas isso não faz com que o consumo de bebida fermentada seja vinho, ou a cerveja, diminua o risco de você ter alguma doença do fígado. 

Fatores de Risco e Sintomas 

Precisamos lembrar também que existem outros fatores que fazem com que o fígado tenha inflamação crônica, levando ao  aumento do risco da cirrose hepática, entre eles podemos citar: hepatite autoimune, esteatose hepática e as hepatites virais. Nesses casos, nem sempre os sintomas ou os fatores de risco ficam evidentes, e com isso, a partir do consumo de álcool exagerado em cima dessas outras doenças, podem aumentar ainda mais o risco do desenvolvimento de cirrose. 

Lembrando que mundialmente, a bebida não é a principal causa da hepatite crônica e da cirrose e sim as hepatites virais. Em alguns países mais desenvolvidos, a esteatose hepática já é um dos principais fatores de risco para a cirrose.

Quem bebe somente cerveja pode ter cirrose? 

Então, respondendo a dúvida do paciente, beber somente cerveja, não garante que você não possa evoluir com cirrose. Pois é possível que você desenvolva outra doença de base, alguma causa de inflamação do fígado, que associada ao álcool, mesmo em pequenas quantidades, pode gerar essa inflamação e cursar com a cirrose, porque alguns pacientes ou algumas pessoas realizam um alto consumo dessas bebidas fermentadas, independente se é algo em pouca quantidade, diariamente ou uma libação maior eventual; esses fatores aumentam muito o risco da inflamação crônica pelo álcool. 

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Sintomas de Esteatohepatite Não Alcoólica: o que observar e quando procurar ajuda

06/11/2024
Descubra os principais sintomas da Esteatohepatite Não Alcoólica e como diferenciá-la de outras condições hepáticas. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais

Qual é a relevância da albumina no contexto da cirrose hepática?

07/10/2024
Aprenda sobre cirrose, exames essenciais para diagnóstico, o papel da albumina e como acompanhar a saúde de pacientes com essa condição.
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 27/07/2023
magnifiercross