Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 Cv Lattes   Google Scholar
Atualizado em 10/08/2020

Quais sintomas alertam Doença no Pâncreas?

O pâncreas é uma glândula que faz parte do sistema digestivo e endócrino. O pâncreas produz o suco pancreático que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas. Esta glândula também é responsável pela produção de hormônios como, por exemplo, insulina, somatostatina e glucagon. Localizado no abdômen, o pâncreas possui de 14 a 25 centímetros de comprimento. Está localizado anexo ao duodeno.

A alteração neste órgão provoca efeitos muito graves, estas mesmas enzimas em algumas ocasiões atacam o próprio órgão e podem prejudicá-lo.

 

O que indica que meus pâncreas não está bem?

 

Dor

Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura. A dor costuma intensificar-se quando o paciente deita de barriga para cima pois comprime o órgão.

 

Febre

As enzimas que atacam o pâncreas causam uma inflamação e, portanto, é habitual que ocorram episódios de febre. Os médicos recomendam que se houver aumento da temperatura o ideal é procurar ajuda médica, pois a febre indica que algo não vai bem no organismo e apenas um médico pode identificar o problema.

 

Vômito

Problemas no pâncreas podem causar náuseas e vômitos. Quando o sistema digestivo está alterado, os alimentos não são bem digeridos. O pâncreas está inflamado e por isso é habitual sentir mal-estar e enjoos.

 

Perda repentina de peso

Pacientes com doenças no pâncreas perdem alguns quilos repentinamente, isto porque se o pâncreas está com algum problema, ele deixa de absorver os nutrientes dos alimentos e isso fará com que o paciente perca medidas mesmo comendo o mesmo que comia anteriormente.

 

Cansaço e dores de cabeça

Quando há um problema no pâncreas, pode ser normal sentir-se cansado, irritado, ter dificuldade de concentração e dores de cabeça súbitas. Isso tudo ocorre porque o sistema imunológico está sob ataque e os efeitos aparem imediatamente.

 

Batimentos cardíacos acelerados

As taquicardias são frequentes quando o organismo está debilitado e o sistema imunitário fica em baixo, forçando o coração a trabalhar mais rápido. Isto gera um grande cansaço e surge um aumento do ritmo cardíaco. Problemas avançados no pâncreas algumas vezes geram taquicardias.

× Agendar Consulta.