Clínica Hepatogastro

O que são Cistos no Rim?

Atualizado em 14/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 | 
27/06/18
O Que Sao Os Cistos No Rim - Hepatogastro
O Que São Cistos No Rim? 2

Todos conhecem a importante função que os rins cumprem: eles filtram nosso sangue, limpam nosso organismo, controlam os níveis de sal do nosso corpo e afastam as substâncias residuais que eliminamos pela urina. São dois órgãos essenciais para a nossa existência, daí a importância de conhecer quais possíveis doenças estão associadas aos rins. A que falaremos hoje é sobre os cistos que podem surgir, confira em nosso post!

Quais as causas dos cistos no rim?

Habitualmente os cistos renais são causados por aumento da pressão no interior do rim, aumento do gradiente de soluções salinas que banham o néfron ou obstruções que atinjam essa estrutura renal. Há também várias doenças genéticas que ocasionam cistos renais.

Sintomas

Os cistos simples dos rins normalmente não causam sintomas. A grande maioria das pessoas não sabem que na realidade possuem um ou mesmo 7 cistos nos rins, posto que não apresentam sintomas. Caso os sintomas surjam, é preciso ir imediatamente ao médico:

  • Dor no abdômen, costelas, quadris, estômago ou nas costas
  • Ter alguma febre
  • Ir ao banheiro urinar muitas vezes, e aparecer sangue na urina
  • Pressão alta

Diagnóstico

Como muitas vezes os cistos são assintomáticos, o diagnóstico muitas vezes corresponde a um achado ocasional de exames de imagens abdominais realizados por outros motivos. As queixas do paciente, quando existem, são inespecíficas e no exame físico os cistos renais geralmente não têm tamanho para serem palpáveis. O melhor recurso diagnóstico dos cistos renais é a ultrassonografia abdominal e renal.

Qual o tratamento para esse problema?

O tratamento para cisto no rim depende dos sinais e sintomas que a pessoa apresenta. Em geral, cistos renais simples que não causam sintomas não precisam de tratamento, apenas acompanhamento. Cistos grandes ou que causam dor podem ser drenados através de cirurgia ou punção. Já os cistos renais complexos malignos precisam ser retirados cirurgicamente com urgência.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 03 / 03 / 22
A cirurgia bariátrica não deve ser realizada em algumas situações. Descubra quais são as contra indicações desse procedimento.
Ler Mais
 | 23 / 02 / 22
Você sabia que existe diferença nas técnicas disponíveis para a realização da cirurgia bariátrica? Veja quais são essas diferenças entre o Bypass e o Sleeve.
Ler Mais
1 2 3 21

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 29/06/2022 às 16:28
Agende sua Consulta
magnifiercross