Após receber a indicação do transplante de fígado, mediante avaliação de um médico especialista em transplante ou especialista em hepatologia, não quer dizer que você precisa entrar imediatamente na fila do transplante.
Antes de estar ativo na fila do transplante, é necessário que se avalie algumas coisas nesse paciente que foi indicado ao transplante, como:
A importância de se avaliar o organismo é mais para uma prevenção, para ver se tem alguma outra condição que devemos nos preocupar antes do transplante ou se tem alguma outra coisa que precisaremos tratar depois.
Além disso, temos que avaliar condições psicológicas do paciente, é necessário saber se o paciente entende a gravidade e os riscos da cirurgia e vai:
Ser avaliado por um assistente social também é de extrema importância para ver se a família e o lar têm uma condição adequada para receber um paciente transplantado, se vai suprir suas necessidades básicas.
Depois que o paciente passar por todas essas avaliações, tanto médica quanto psicossocial, e for aprovado, aí sim está capacitado para entrar na fila de transplante.
Antes disso, ter só a indicação, não quer dizer que já esteja aguardando por um órgão.
Essa é nossa resposta para a pergunta de hoje. Deixe a sua dúvida no comentário que vou esclarecer assim que possível.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.