Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 Cv Lattes   Google Scholar
CRM: 143673 SP
Atualizado em 10/08/2020 Atualizado em 10/08/2020

Existe tratamento para Anorexia?

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar relacionado à insatisfação exagerada com o peso corporal. Achando-se sempre com o peso acima do ideal, a pessoa acometida procura obsessivamente por um suposto emagrecimento. Assim, tende a jejuar, fazer exercícios físicos em frequência e intensidade exagerados, e tomar laxantes e diuréticos, mesmo se apresentando extremamente magro.

A anorexia nervosa é uma das doenças mentais que mais leva a morte: De acordo com estudos, entre 5% e 20% das pessoas que sofrem com anorexia irão morrer. Apesar de pelo menos 90% das pessoas que sofrem com anorexia serem do sexo feminino e normalmente aparecer na adolescência, a doença pode atingir qualquer pessoa: mulheres e homens de todas as idades e com todos os tipos de corpo.

 

Como identificar os sintomas?

Um dos primeiros sinais da anorexia é a preocupação centrada nos alimentos. O comportamento pode ser compulsivo ou obsessivo, e vai consumindo seu tempo cada vez mais. Os padrões irregulares nas refeições serão percebidos pelos outros, e os anoréxicos tendem a se distanciar de amigos e familiares.

O indivíduo apresenta grande medo de ganhar peso, ou estar acima do peso adequado, mesmo estando abaixo do peso ideal. Possuir imagem corporal bastante distorcida, ter muito foco no peso ou na forma corporal, e a recusa para admitir a gravidade do emagrecimento compõem outro sintoma.

 

Como tratar a doença?

No geral, um indivíduo com este distúrbio alimentar necessita de muitos tipos de tratamento. O foco do tratamento para anorexia está na recuperação do peso corporal e hábitos alimentares padrões. Nutricionistas e terapeutas são os profissionais ideais. Ganhar peso de 0.5 a 1.4 kg semanalmente é determinado um objetivo com segurança por médicos.

Em geral, o tratamento para a anorexia não é fácil e exige grande atenção e persistência tanto dos pacientes quanto de suas famílias. Dependendo do caso, várias terapias podem ser utilizadas até o paciente superar o distúrbio.

O objetivo da terapia é mudar os pensamentos ou o comportamento de um paciente para encorajá-lo a comer de maneira mais saudável, usa-se esse tipo de terapia para o tratamento de pacientes mais jovens, que não tiveram anorexia por muito tempo. Se o paciente for jovem, a terapia pode envolver familiares e outras pessoas próximas do paciente.

× Agendar Consulta.