Existem muitos pacientes com problemas intestinais. São cólicas intermitentes, gases que provocam distensão do abdômen, crises alternadas de prisão de ventre e diarreia, sensação de que o intestino não foi esvaziado completamente com a evacuação. Esses sintomas são comuns a muitas doenças intestinais. Uma delas é a síndrome do intestino irritável. Saiba nesse post como tratar esse problema!
Para o tratamento da síndrome do intestino irritável, é preciso consultar um médico para que ele possa fazer um diagnóstico preciso e receitar o tratamento adequado. No entanto, podemos antecipar que, a depender dos sintomas, é importante evitar alimentos que causam sensação de estufamento e inchaço, como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite para os intolerantes à lactose.
A atividade física regular pode ajudar o intestino a contrair e expandir normalmente. Tente fazer 30 minutos de exercícios moderados cinco dias na semana, o que também pode diminuir a ansiedade, melhorar o humor e ajudar a controlar o peso.
Sintomas psicológicos estão presentes na maioria dos pacientes com síndrome do intestino irritável, por isso, a terapia psicológica é uma importante forma de tratamento. Ela pode ser feita na forma psicoterapia tradicional ou de terapia cognitivo comportamental, na qual o psicólogo ajuda a identificar as questões psicológicas que influenciam no surgimento dos sintomas, e estimula o paciente a adaptar a resposta do organismo.
O antibiótico deveria combater as bactérias patogênicas que estão causando os sintomas das doenças, mas ao invés disso ele alveja todas as bactérias com as quais entra em contato, pois não consegue discernir as boas das ruins. Desta forma, as bactérias saudáveis da flora intestinal saem completamente fora de seu equilíbrio abrindo, assim, a porta para a fermentação migrar do intestino grosso para o intestino delgado, causando sintomas de formação de gases, inchaço e alteração nas fezes.
Os medicamentos são uma maneira adicional ou alternativa de tratar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável. O medicamento é escolhido com base nos sintomas que são mais problemáticos. Os medicamentos anti-diarréicos por exemplo, podem reduzir diarreia por inibir os músculos do intestino. Os laxantes e as fibras podem diminuir a consistência das fezes de indivíduos que estão constipados.
O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.