Agende Sua Consulta

Como Prevenir o Câncer de Fígado

Atualizado em: 02/08/2024
Por Dr. Paolo Salvalaggio
CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
Sumário
Cancerdepancreas-Hepatogastro
Como Prevenir O Câncer De Fígado 2

Muitos cânceres de fígado poderiam ser evitados reduzindo-se a exposição aos fatores de risco conhecidos para a doença:

Evitando Infecções por Hepatite

O fator de risco mais significativo é a infecção crônica por hepatite B e C. Estes fatores podem ser evitados não compartilhando agulhas e realizando práticas sexuais seguras. Já existe vacina para prevenção da hepatite B para pessoas em situação de risco. Mas, ainda não existe vacina para a prevenção da hepatite C. Pessoas com alto risco para hepatite B ou C devem fazer testes para essas infecções e tratadas, se necessário.

Limitando Uso de Álcool e Cigarro

O abuso de álcool é uma das principais causas da cirrose, que pode levar ao câncer de fígado. A prevenção dos tumores relacionados ao consume de álcool em excesso continua sendo um desafio. Parar de fumar pode também diminuir ligeiramente o risco, bem como muitas outras doenças potencialmente fatais.

Mantendo um Peso Saudável

Evitar a obesidade pode ser outra maneira para ajudar a se proteger contra o câncer de fígado. Pessoas obesas têm mais chances de ter esteatose hepática (fígado gorduroso) e diabetes, doenças que têm sido relacionadas com câncer de fígado.

Limitando a Exposição a Produtos Químicos Cancerígenos

Mudar a forma como certos grãos são armazenados em países tropicais e subtropicais poderia reduzir a exposição às substâncias causadoras de câncer, como as aflatoxinas. A maioria dos países desenvolvidos têm regulamentos para proteger os consumidores e trabalhadores de determinados produtos químicos conhecidos por causar o câncer de fígado.

Tratando Doenças que Aumentam o Risco

Certas doenças hereditárias podem causar cirrose hepática, aumentando o risco de câncer de fígado. Diagnosticar e tratar estas doenças precocemente pode diminuir esse risco. Por exemplo, todas as crianças de famílias com hemocromatose devem ser rastreadas para a doença e tratadas, se necessário.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

O que achou desse texto? Deixe sua opinião abaixo nos comentários!

Dr. Paolo Salvalaggio

Dr. Paolo Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Realizou Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. É Especialista em Cirurgia Digestiva, Videocirurgia e Cirurgia Robótica. Atua há mais de 25 anos como cirurgião do aparelho digestivo. Concentra Atuação no Tratamento de Hérnias da parede abdominal, Refluxo Gastroesofageano e dos problemas do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Sintomas de Esteatohepatite Não Alcoólica: o que observar e quando procurar ajuda

06/11/2024
Descubra os principais sintomas da Esteatohepatite Não Alcoólica e como diferenciá-la de outras condições hepáticas. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais

Qual é a relevância da albumina no contexto da cirrose hepática?

07/10/2024
Aprenda sobre cirrose, exames essenciais para diagnóstico, o papel da albumina e como acompanhar a saúde de pacientes com essa condição.
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 02/08/2024
magnifiercross