O centro de transplante é o local onde os órgãos são armazenados para futuros transplantes.
O centro de transplante é o local onde os órgãos são armazenados para futuros transplantes.
No Hospital da Unimed Sorocaba, por exemplo, o centro de transplante agrega outros órgãos além do fígado, como, córnea, rim e medula.
A equipe é liderada por um cirurgião de transplante, alguns médicos especialistas e hepatologistas clínicos.
No centro de transplante, que é coordenado também por um enfermeiro, podemos encontrar equipes que fazem toda a avaliação e segmento dos nossos pacientes, como:
Além disso, é importante falar sobre hospital particular. É comum que as pessoas pensem que em um hospital privado, só se faz transplante privado. Porém, essa não é a realidade do Brasil.
Existem hospitais que se dão ao luxo de só transplantar de forma privada sim, que não aceitam transplantar pacientes pelo SUS, contudo, nenhum convênio é obrigado por lei a pagar o transplante de fígado.
Normalmente os pacientes tem condições de pagar pelo transplante ou farão o transplante pelo SUS.
Muito se questiona se existe realmente diferença entra o transplante privado e o transplante público.
Acredita-se que a principal diferença é a comodidade, pois existe a possibilidade de escolher a acomodação e o médico, por exemplo. Porém, o principal de tudo, que é o órgão, não se escolhe.
O órgão é ofertado de igual maneira para todos os pacientes em fila de transplante, de acordo com a colocação que o paciente está na fila, que é feita a partir dos critérios do MELD ou por alguma outra situação especial.
Isso é o mais importante do transplante, o órgão ofertado é o mesmo, independente da sua situação financeira.
Espero ter esclarecido a dúvida sobre como funciona o sistema de transplante. Deixe sua pergunta nos comentários, e eu fico à disposição de vocês para esclarecer novas dúvidas.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.