Agende Sua Consulta

Como exatamente funciona o Exame FibroScan?

Atualizado em: 02/08/2024
Por Dr. Paolo Salvalaggio
CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
Sumário
fibroscan-hepatogastro

O passo a passo é realizado da seguinte maneira:

  • O paciente irá deitar-se de costas e com o braço direito levantado atrás da cabeça
  • O médico ou enfermeira aplicará uma pequena quantidade de gel à base de água no lado direito do corpo do paciente e colocará a sonda com uma ligeira pressão
  • Dez medições consecutivas irão ser feitas no mesmo local. O dispositivo medirá o estado do fígado a nível mundial, em oposição a uma biópsia, onde apenas uma pequena amostra é medida;
  • O teste demora cerca de 10 minutos, e o resultado é entregue imediatamente no final. O resultado gira em torno de um número entre 1,5 e 75 kPa
  • O médico irá avaliar e interpretar os resultados.

O FibroScan utiliza uma sonda em forma de botão colocado na superfície da pele, que dá uma série de impulsos mecânicos (ondas de choque suave) que se deslocam através do fígado. O FibroScan mede quão rapidamente essas ondas viajam através do fígado e a rapidez com que se recupera. Em outras palavras, é a medição da velocidade da onda de choque. Velocidade da onda correlaciona-se com a rigidez do fígado, que reflete o grau de fibrose. Quanto mais rápido a onda viaja, mais duro o seu fígado é e mais tecido de cicatriz você tem em seu fígado. A unidade de resistência é medida em kPa. Em geral, a cirrose é uma preocupação com uma resistência de 12 kPa a superior.

Quanto mais cedo você souber o estado do seu fígado, mais cedo você poderá agir para evitar danos irreversíveis. O exame FibroScan dá-lhe uma maneira rápida e fácil de obter uma avaliação precisa do estado do seu fígado.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Dr. Paolo Salvalaggio

Dr. Paolo Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Realizou Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. É Especialista em Cirurgia Digestiva, Videocirurgia e Cirurgia Robótica. Atua há mais de 25 anos como cirurgião do aparelho digestivo. Concentra Atuação no Tratamento de Hérnias da parede abdominal, Refluxo Gastroesofageano e dos problemas do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

O que causa hemangioma no fígado e como ele evolui?

28/05/2025
Veja o que é hemangioma hepático, como ele é diagnosticado e quando pode exigir atenção médica. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais

Doença de Wilson: o que acontece no fígado e no cérebro?

19/05/2025
Entenda como a Doença de Wilson afeta fígado e cérebro, seus sintomas e como é feito o tratamento para evitar complicações. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2025 Direitos reservados
Atualizado em: 11/06/2025
magnifiercross