Clínica Hepatogastro

Como exatamente funciona o Exame FibroScan?

Atualizado em 13/10/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 | 
11/04/17
Fibroscan-Hepatogastro
Como Exatamente Funciona O Exame Fibroscan? 2

O passo a passo é realizado da seguinte maneira:

  • O paciente irá deitar-se de costas e com o braço direito levantado atrás da cabeça
  • O médico ou enfermeira aplicará uma pequena quantidade de gel à base de água no lado direito do corpo do paciente e colocará a sonda com uma ligeira pressão
  • Dez medições consecutivas irão ser feitas no mesmo local. O dispositivo medirá o estado do fígado a nível mundial, em oposição a uma biópsia, onde apenas uma pequena amostra é medida;
  • O teste demora cerca de 10 minutos, e o resultado é entregue imediatamente no final. O resultado gira em torno de um número entre 1,5 e 75 kPa
  • O médico irá avaliar e interpretar os resultados.

O FibroScan utiliza uma sonda em forma de botão colocado na superfície da pele, que dá uma série de impulsos mecânicos (ondas de choque suave) que se deslocam através do fígado. O FibroScan mede quão rapidamente essas ondas viajam através do fígado e a rapidez com que se recupera. Em outras palavras, é a medição da velocidade da onda de choque. Velocidade da onda correlaciona-se com a rigidez do fígado, que reflete o grau de fibrose. Quanto mais rápido a onda viaja, mais duro o seu fígado é e mais tecido de cicatriz você tem em seu fígado. A unidade de resistência é medida em kPa. Em geral, a cirrose é uma preocupação com uma resistência de 12 kPa a superior.

Quanto mais cedo você souber o estado do seu fígado, mais cedo você poderá agir para evitar danos irreversíveis. O exame FibroScan dá-lhe uma maneira rápida e fácil de obter uma avaliação precisa do estado do seu fígado.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 29 / 06 / 22
A hepatectomia, conhecida também como ressecção hepática, é a cirurgia de retirada parcial ou da totalidade do fígado. Entenda quando o procedimento é indicado!
Ler Mais
 | 01 / 06 / 22
A biópsia hepática tem como objetivo analisar, por meio de um microscópio, as estruturas internas do fígado. Entenda como é feito o procedimento!
Ler Mais
1 2 3 38

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 29/06/2022 às 16:28
Agende sua Consulta
magnifiercross