A azia na gravidez infelizmente é um problema que muitas mulheres acabam enfrentando. Ela ocorre justamente por mudanças causadas pela própria gestação no organismo da mulher. Mas, alguns cuidados simples podem ajudar a evitar e combater este incômodo. Saiba quais são!
Com o aumento do volume uterino, o estômago é deslocado e comprimido, isso associado ao relaxamento do esfíncter esofágico provoca o refluxo do conteúdo estomacal para o esôfago, causando a azia. O quadro tende a piorar com o passar dos meses da gestação, já que há o crescimento do bebê e o aumento da pressão que ele exerce no aparelho digestivo da mãe.
Também durante a gestação, ocorre a produção de progesterona pela placenta, hormônio que ajuda a deixar os músculos do útero relaxados. O lado ruim é que a válvula responsável por separar o esôfago do estômago também acaba ficando relaxada.
Evite excessos durante as refeições e comer de maneira moderada e saudável durante várias vezes ao dia, pois a digestão no período de gravidez é mais lenta.
Consuma bastante água evitando, no entanto, beber junto com o consumo de alimentos sólidos.
Evite a cafeína, pois ela estimula a movimentação gástrica, favorecendo a liberação de suco gástrico e a movimentação do estômago, o que pode desencadear a sensação de queimação da azia, especialmente quando estômago está previamente vazio.
Evite alimentos muito condimentados, como pimenta, mostarda e temperos em cubos, pois podem causar irritação e inflamação no estômago, piorando os sintomas da azia.
Acrescente também banana na sua alimentação, além de ajudar na diminuição dos enjoos, ela é rica em carboidratos, contém vitamina B6, que auxilia na formação do feto.
A história de que ter azia na gravidez é o indício de que o bebê vai nascer cabeludo não passa de um mito. De acordo com os médicos, a azia não tem nenhuma relação com as características físicas do bebê, mas sim com as alterações hormonais.
Em uma crise de azia na gravidez, é comum buscar medidas caseiras como comer uma maçã com casca, uma bolacha de água e sal ou um pedaço de pão. Receitas caseiras só devem ser usadas após a avaliação médica.
O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.