Bariátrica, bypass, gastroplastia, y de roux...afinal, qual cirurgia eu vou fazer?
Hoje iremos falar sobre cirurgia bariátrica e metabólica! Mas calma, uma das cirurgias bariátricas mais realizadas no mundo é o bypass gástrico ou gastroplastia com derivação y de roux.
Todos esses nomes que eu citei são sinônimos e remetem a mesma cirurgia! Continue acompanhando e saiba mais sobre estes procedimentos.
O bypass, como é carinhosamente chamado, é uma das cirurgias bariátricas mais realizadas no mundo e considerado padrão para as outras cirurgias, pois consegue entregar uma perda de peso boa à longo prazo sem complicações com outras técnicas muito disabsortivas, como:
Através de técnicas minimamente invasivas, da cirurgia por vídeo, ou robótica, o cirurgia realiza uma separação do estômago, dividindo-o em uma pequena bolsa de aproximadamente 50ml.
Além disso, realizamos um desvio com a alça do intestino ligada nesta bolsa, para que o alimento pule o início do intestino e encontre as enzimas digestivas mais para o final, diminuindo assim, a área de absorção.
Inicialmente, acreditava-se que essa cirurgia fazia apenas um papel restritivo pela diminuição do tamanho do estômago, e dissabsortivo, justamente por diminuir a área de absorção. Mas com o tempo, observamos que o alimento chegar no final do intestino, no íleo, já leva um grande benefício metabólico, pois a presença desse alimento no final do intestino faz com que aumente a secreção de alguns hormônios intestinais e melhora muito o padrão metabólico do paciente, melhorando assim, algumas doenças, como a pressão alta e a diabetes.
Com isso, conseguimos, além da perda peso, a melhora das comorbidades relacionadas à obesidade e também uma perda de peso mais sustentada a longo prazo.
Mas, a cirurgia sozinha não garante todo o resultado, por isso, é muito importante o acompanhamento e avaliação de uma equipe multidisciplinar e especializada!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.