Para que pacientes e médicos discutam todos os pontos importantes para o esclarecimento da doença preparamos algumas recomendações.
Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
Planejamentos
Agende consulta e seja o mais específico possível sobre o motivo. Para isto, membro da equipe Hepatogastro fará algumas perguntas durante seu contato inicial. Com base nestas informações agendaremos seu atendimento com o tempo que será necessário para melhor atendê-lo. Você também escolherá as maneiras como prefere ser lembrado da sua consulta (fone, MSM, e-mail, redes sociais). Se você precisa ser atendido num horário que não está disponível não hesite em enviar mensagem para seu médico.
Ao conversar com um funcionário da Hepatogastro, você será informado sobre transporte, estacionamento, informações médicas e documentação que precisa ser preenchida. Será discutido como enviar informação relevante de forma adiantada para que possamos melhor servi-lo.
Organize suas ideias antes da consulta. Escreva o que você sente em ordem cronológica, desde o início do aparecimento de todos o quadro até o dia da consulta. Anote tudo o que sente. Se o cliente puder descrever em detalhe o que sente ajuda muito o profissional da saúde. Tome como exemplo dor abdominal, gostaríamos de saber:
A localização (onde dói),
Se há irradiação (a dor muda de local, para onde?),
Qual o caráter ou qualidade (pontada, cólica, queimação),
Qual intensidade (forte, fraca, moderada),
Qual a duração (minutos, horas, dias, semanas, meses),
Uma descrição da evolução da dor (mudou, piorou, melhorou, etc.),
O que piora ou alivia a dor (medicamentos, posições, alimentos),
Quais outros sintomas concomitantes (náusea, vômito, febre).
A seguir, eduque-se a respeito de suas condições. Saiba como é o aparelho digestivo e o que pode haver de errado com ele. Se já tem diagnóstico nosso site pode ajudá-lo com mais informações. A experiência mostra que melhores resultados são obtidos para aqueles pacientes que são melhor informados a respeito da sua situação.
Pesquise sobre seu médico: Visite a página da equipe no site da Hepatogastro, troque mensagens com ele, verifique quais serviços médicos ele pode lhe oferecer, qual é sua formação e titulação, qual tempo experiência de atuação, qual a reputação no meio médico (local, nacional e internacional) e, como se mantém atualizado. Finalmente busque informações com outros pacientes sobre resultados, complicações. Converse com outros clientes e verifique se ele possui uma equipe que possa servir apropriadamente suas necessidades. Lembre-se aqui na Hepatogastro nós focaremos em qualidade e boa experiência no atendimento ao cliente.
Conheça todos os medicamentos que utiliza no momento. Elabore uma lista organizada com nome do remédio, dose, frequência e duração de uso.
Por ex. Omeprazol 40 mg VO 1x/dia por 15 dias. Inclua também vitaminas e medicações que toma sem prescrição médica.
Adicione a esta lista de medicamentos, reações a medicamentos e alergias.
Elabore uma lista com todos os internamentos, procedimentos médicos e cirúrgicos que já teve.
Traga com você cópias de relatórios médicos e exames dos dois últimos anos. Se possuir um Tente organiza-lo em ordem cronológica e na especialidade médica. A Hepatogastro pode ajudá-lo nisto. Planeje nos enviar seus documentos com antecedência.
Elabore uma lista com nomes completos, telefones, endereços e e-mails de todos os seus médicos. Isto facilitará enormemente a comunicação da Hepatogastro com estes profissionais.
Como parte de uma avaliação do aparelho digestivo gostaríamos também de conhecer seus hábitos nutricionais.
Utilize estas informações pra preencher nosso formulário de pacientes novos.
Se tiver problemas com a data e horário da consulta, comunique-nos o mais rapidamente possível.
Elabore uma lista de perguntas para seu médico.
Para relembrar, check-list pré-consulta
Agendamento, conversa com hepatogastro e verificar informação sobre os médicos.
Ordenar ideias, perguntas, informações relevantes e preencher questionários e documentos.
Dia da consulta: Implementação do plano
Traga documentos pessoais e do seu convênio.
Revise a lista de perguntas para seu médico.
Planeje trazer um acompanhante caso necessite de ajuda ou se o mesmo puder dar informações úteis sobre o seu problema. Se a presença do acompanhante na sala te constranger comunique a nossa equipe. O acompanhante pode tomar notas durante a sua consulta de dados que o ajudem mais tarde. Dê a este acompanhante uma cópia de suas perguntas para que ele o ajude a saber se elas estão sendo respondidas adequadamente.
Reveja a lista de problemas que planejou item por item.
Vista-se com roupas confortáveis e de fácil manuseio para facilitar o exame físico durante a consulta. Se necessário forneceremos vestimenta mais confortável para facilitar o exame.
Seja pontual! Nunca chegue atrasado. Seu tempo, dos membros da Hepatogastro e de outros clientes é precioso. Pontualidade é parte fundamental dos nossos valores. Planeje chegar com folga para estacionar, preencher documentos e esclarecer dúvidas com nossos funcionários antes do horário marcado da consulta. Nesta hora, você deve estar dentro do consultório médico já em contato com membro da equipe Hepatogastro. Lembre-se que chegar muito adiantado também poderá causar excesso de espera e não adiantará sua consulta. Assim, programe-se para chegar na hora sugerida pela equipe Hepatogastro.
Entenda o diagnóstico e se ainda não há diagnóstico o que faremos para completar o diagnóstico preciso. Lembre-se você não poderá ser atendido com qualidade sem certeza diagnóstica.
Entenda o tratamento proposto, bem como outras alternativas, como os resultados se comparam e quais possíveis complicações podem acontecer.
Quando uma cirurgia for recomendada, pergunte ao cirurgião sobre os benefícios e riscos deste procedimento, e sobre quais alternativas existem para você. Pergunte também sobre como vai ser a preparação no pré-operatório e o que é mais provável que você sinta após a cirurgia.
Pergunte, questione, interaja. Expresse desacordo ou dúvidas. Algumas pessoas testemunham o médico prescrever um medicamento, e depois não quer que ele tomar. Peça orientações, solicite alternativas e procure outras soluções.
Após visita na Hepatogastro
Registre as informações relevantes que não tenha recebido por escrito. Melhor não confiar em nossa memória, porque, ao longo do tempo, você pode esquecer instruções, dose, ou cometer erros que podem interferir no seu tratamento e que são evitáveis.
Realizar as instruções à medida que foram prescritos (por que tê-los por escrito). Se não estamos de acordo, tem dificuldade ou não entende qualquer item, contate a Hepatogastro. Não suspenda ou altere o tratamento se você não se sente bem ou não concorda com o tratamento. Volte e converse com a Hepatogastro.
Depois da consulta, converse com a pessoa que o acompanhou. Ela pode ajudá-lo a esclarecer alguns pontos que não tenham ficado claros.
A Clínica Hepatogastro vai enviar pra você uma cópia da sua consulta. Seus médicos também receberão cópias. Certifique-se que seu cadastro está atualizado. Selecione como prefere receber esta informação. Comunique a Hepatogastro se não recebeu a informação.
Continue a se informar e a estar sempre em contato conosco.
Lembre-se o sucesso do seu tratamento é resultado das suas ações. Seguir a recomendação de dieta, tomar suas medicações, fazer repouso ou exercitar-se são ações que dependem de você.
Para relembrar, lição de casa
Registrar toda informação
Discutir informação com acompanhante e familiares
Seguir plano previamente discutido na consulta. caso queira alterá-lo entre em contato com a hepatogastro
Verificar recebimento e armazenar documentos recebidos de sua consulta na hepatogastro
O que achou dessas orientações? Deixe sua opinião abaixo, e compartilhe!
O Dr. Paolo Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Realizou Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. É Especialista em Cirurgia Digestiva, Videocirurgia e Cirurgia Robótica. Atua há mais de 25 anos como cirurgião do aparelho digestivo. Concentra Atuação no Tratamento de Hérnias da parede abdominal, Refluxo Gastroesofageano e dos problemas do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares.
Cuide da saúde digestiva infantil! Saiba como identificar problemas, prevenir complicações e garantir o bem-estar com especialistas da Clínica Hepatogastro.
Esse site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "Eu concordo", ou navegando no site, você está de acordo com o uso de todos os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.