A Gastroenterologia Pediátrica é uma especialidade que auxilia o pediatra na assistência de crianças e adolescentes portadoras de sintomas relacionados ao tubo digestivo, como náuseas, vômitos, diarreias, alergias aos alimentos, dores abdominais, constipação intestinal, entre outros. Identifica doenças específicas do esôfago, estômago, intestino fino e grosso, além do pâncreas e vesícula biliar.
O gastroenterologista pediátrico também pode ajudar os seus pacientes a cuidar melhor de saúde, no que diz respeito ao peso. Ele está apto a fazer uma dieta balanceada, que será aproveitada de forma plena pelo corpo, e ainda manterá o sistema digestório funcionando perfeitamente.
Refluxo infantil ou refluxo gastroesofágico é o retorno dos alimentos, sólidos ou líquidos, do estômago para o esôfago. Ele, geralmente, manifesta-se nos primeiros meses de vida, causando regurgitação ou golfada, que se caracteriza pela saída do leite pela boca após as mamadas, em pequenas quantidades.
A diarreia refere-se às evacuações frequentes, amolecidas e aquosas que tiram a criança do seu padrão normal. Entretanto, lactentes amamentados no peito e que ainda não recebem alimentação sólida apresentam, frequentemente, evacuações moles e consideradas normais.
A diarreia pode ser acompanhada de falta de apetite, vômitos, perda aguda de peso, febre ou perda de sangue. A desidratação pode se instalar quando a diarreia é grave ou prolongada.
A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.
Constipação é definida como sendo a dificuldade para evacuar, geralmente associada com fezes endurecidas. Em outras palavras, ela provoca um movimento mais lento do que o normal de resíduos alimentares (fezes) através do trato digestivo
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.