Quando falamos em câncer de fígado devemos sempre relatar a origem desses tumores. Podem ter sua origem no próprio fígado ou sua manifestação inicial ocorrer em outro órgão, mas que se espalha pelo organismo e chega ao fígado, denominado nesses casos de metástase.
A neoplasia de fígado com origem hepática é o hepatoma e outros nódulos encontrados no fígado são tumores benignos ou hemangiomas, que são más-formações de vasos sanguíneos e não apresentam grande significado clínico.
Os nódulos de fígado são massas encontradas no órgão e podem ser malignos ou benignos. Para que seja estabelecido o diagnóstico exato é importante que o paciente passe por uma consulta médica e que seja estabelecido o tipo e a localização desses nódulos hepáticos, podendo assim, iniciar o tratamento da doença.
Alguns aspectos importantes devem ser observados quando o paciente apresenta um nódulo hepático, são eles: verificar se é uma lesão é recente ou antiga, determinar se existe a possibilidade de se tratar de tumor maligno, determinar as características radiológicas do nódulo com o objetivo de elucidar o diagnóstico e direcionar a estratégia de tratamento.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.