Agende Sua Consulta

Qual a diferença de Pólipos e Câncer?

Atualizado em: 24/06/2024
Por Dr. Paolo Salvalaggio
CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
Sumário
Cancer-Polipos-Hepatogastro
Qual A Diferença De Pólipos E Câncer? 2

Ter consciência sobre o que são pólipos e a diferença deles com o câncer é importante para a saúde. Os pólipos referem-se ao crescimento desordenado das células do tecido de um órgão. A definição é bem parecida com o câncer. Afinal, o que difere um do outro? Confira em nossa matéria!

O que são pólipos?

O pólipo é uma pequena protuberância que cresce em cavidades revestidas por mucosas. Podem surgir pólipos em várias regiões do nosso organismo, tais como estômago, vesícula biliar, útero, cavidade nasal, intestinos e outros, porém é mais comum nos intestinos. Portanto, pólipos não são câncer, mas alguns tipos têm potencial de virar câncer.

É bastante provável que certos alimentos e bebidas contribuam com o aparecimento dos pólipos intestinais, especialmente o consumo frequente e em excesso de álcool

Sintomas

A maioria dos pólipos é assintomática. Quando há sintomas, o mais frequente é a hemorragia retal. Um pólipo grande pode causar cólicas, dores abdominais, obstrução ou intussuscepção (um segmento do intestino desliza para o interior de outro segmento, como partes de um telescópio). Os pólipos grandes com projeções em forma de dedos (chamado adenomas vilosos) podem expelir água e sais, provocando diarreia excessiva que pode resultar em queda da concentração de potássio no sangue (hipocalemia). Por vezes, um pólipo retal com um talo grande pode deslizar pelo intestino e aparecer no ânus.

E câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas.

Sintomas

O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas genéricos como perda de mais de 6 kg sem fazer dieta, estar sempre muito cansado ou ter alguma dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnóstico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Dr. Paolo Salvalaggio

Dr. Paolo Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Realizou Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. É Especialista em Cirurgia Digestiva, Videocirurgia e Cirurgia Robótica. Atua há mais de 25 anos como cirurgião do aparelho digestivo. Concentra Atuação no Tratamento de Hérnias da parede abdominal, Refluxo Gastroesofageano e dos problemas do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

A complexidade da Doença de Crohn: avanços no diagnóstico e tratamento

Conheça os avanços no diagnóstico e tratamento da Doença de Crohn. Entenda como as novas terapias podem melhorar a qualidade de vida. Clique aqui!
Leia mais

Intolerância ou alergia alimentar? Entenda as diferenças e como diagnosticar!

Entenda a diferença entre intolerância alimentar e alergia: enquanto a alergia envolve o sistema imunológico, a intolerância causa desconforto digestivo.
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 24/06/2024
magnifiercross