Os sintomas de pancreatite variam de acordo com a forma da doença, que pode ser aguda ou crônica, mas normalmente surgem sinais de dor abdominal forte, enjoo e fezes amareladas, com sinais de gordura.
A pancreatite é uma grave inflamação do pâncreas, o principal órgão responsável pela digestão dos nutrientes no intestino, e seu tratamento é feito principalmente através do uso de medicamentos, mas nos casos mais graves também ser necessário fazer cirurgia.
A pancreatite aguda ocorre de forma repentina e geralmente é curada em poucos dias ao seguir o tratamento adequado, mas nos casos mais graves da doença, ela pode levar à morte. Os seus sintomas são:
Na presença desses sintomas, deve-se procurar o médico imediatamente, pois a doença pode piorar rapidamente e causar hemorragias ou problemas graves nos rins, pulmões e coração, aumentando o risco de morte. Veja mais sobre a pancreatite aguda.
A pancreatite crônica é aquela que não cura e vai piorando ao longo do tempo, causando lesões no pâncreas que dificultam o seu funcionamento adequado, levando ao surgimento dos seguintes sintomas:
Esses sintomas são causados pela má digestão dos alimentos, que não conseguem ser absorvidos pelo intestino, o que pode levar à desnutrição do paciente. Veja mais sobre a pancreatite crônica.
O tratamento da pancreatite é feito no hospital, com o uso de medicamentos para dor e antibióticos. Na forma aguda da doença, o paciente precisa ficar sem comer até a crise passar, para não forçar o pâncreas e deixar o órgão desinflamar.
No caso da pancreatite crônica, a alimentação através de sonda pode ser necessária durante algumas semanas, e o médico pode recomendar o uso de remédios com enzimas digestivas, que ajudam a digerir os alimentos e permitir que eles sejam absorvidos pelo intestino.
O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.