Clínica Hepatogastro

O que Pode Causar Náuseas?

Atualizado em 14/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 | 
20/09/17
Nauseas-Hepatogastro
O Que Pode Causar Náuseas? 2

Náusea é uma desagradável sensação de vontade de vomitar. Geralmente é sentida na parte superior do abdômen. Varia em intensidade e pode ou não ser seguida por vômito.

Além da sensação de náusea em si, é comum o indivíduo sentir um mal-estar generalizado, falta de vontade de comer, vontade de ficar parado e, em alguns casos, o paciente prefere ficar em uma posição específica, deitado ou sentado para se sentir melhor.

Sentir ânsia de vômito é um sintoma comum, mas isso não significa que ele deve ser ignorado. As causas de enjoo incluem desde alterações benignas até doenças mais graves, sendo considerado um sinal que sempre deve ser investigado. Separamos algumas doenças que podem causar náuseas, dentre elas:

Doença do refluxo gastroesofágico:

É uma causa comum de azia e náuseas. Nesta condição, os líquidos do estômago são regurgitados para o esôfago. Isso pode danificar ou inflamar o revestimento do esôfago. É considerada uma condição permanente, crônica que provavelmente exigirá tratamento ao longo de anos para controlar os sintomas.

Diabetes:

Como esta condição favorece que os níveis de açúcar não fiquem instáveis, pode provocar náuseas. Outra causa pode ser a origem da neuropatia, que é o retardamento das terminações nervosas responsáveis ​​por controlar a pressão arterial.

Duodenite:

Trata-se de uma inflamação do duodeno (porção inicial do intestino delgado), que pode provocar sintomas como sensação de enfartamento após as refeições, enjoos, falta de apetite, soluços, entre outros.

Gastrite:

Além de enjoos constantes, a gastrite também pode provocar queimação, azia e desconforto ou dor no abdome. A gastrite é uma inflamação da mucosa que cobre parte interna do estômago e pode ser aguda ou crônica, com causas variadas.

Clique Aqui para saber mais !

A síndrome do intestino irritável:

É um problema comum que causa distensão abdominal, náusea, vômitos, azia, fadiga e cólicas. É causada por uma hiperatividade de partes do intestino, sendo geralmente diagnosticada pela identificação dos sintomas e da eliminação de outros problemas estomacais e intestinais.

Clique Aqui para saber mais !

Tratamento para náuseas

Náuseas e vômitos podem ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 03 / 03 / 22
A cirurgia bariátrica não deve ser realizada em algumas situações. Descubra quais são as contra indicações desse procedimento.
Ler Mais
 | 23 / 02 / 22
Você sabia que existe diferença nas técnicas disponíveis para a realização da cirurgia bariátrica? Veja quais são essas diferenças entre o Bypass e o Sleeve.
Ler Mais
1 2 3 21

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 29/06/2022 às 16:28
Agende sua Consulta
magnifiercross