As intolerâncias e alergias alimentares são temas que geram muitas dúvidas, principalmente quando se trata de identificar os sintomas e realizar exames.
Neste post, vamos explorar as principais diferenças entre essas condições, como são diagnosticadas e o que esperar do processo de investigação de intolerâncias alimentares. Entenda melhor os exames disponíveis e como eles podem ajudar no tratamento adequado.
Intolerância alimentar e alergia são frequentemente confundidas, mas são condições distintas. Intolerância é a incapacidade do corpo de digerir ou absorver certos alimentos, enquanto a alergia alimentar envolve uma resposta imunológica, o que pode ser muito mais grave. Alergias alimentares são raras e costumam se manifestar com sintomas sistêmicos, como coceira, inchaço na garganta (edema de glote) e até anafilaxia, que requer intervenção médica imediata, incluindo o uso de adrenalina. Por outro lado, a intolerância alimentar se refere à dificuldade de processar certos alimentos, o que resulta em desconforto digestivo.
Muitas pessoas procuram exames para descobrir se possuem alergias ou intolerâncias alimentares. No entanto, os exames que detectam várias alergias de uma só vez, como aqueles que medem imunoglobulinas, não são totalmente eficazes na prática para diagnosticar alergias. Embora possam ser úteis para direcionar investigações, eles não são definitivos.
Para identificar uma intolerância alimentar, como a de lactose, frutose ou sacarose, são necessários exames específicos, como os testes de absorção. Esses exames envolvem o consumo de uma substância seguida de monitoramento para verificar se o corpo conseguiu absorvê-la. Infelizmente, não existe um único exame que detecte todas as intolerâncias alimentares de uma vez, sendo necessário realizar testes individuais para cada substância.
O processo de investigação de intolerâncias alimentares começa geralmente pelas mais comuns, como a intolerância à lactose. Estudos indicam que entre 40% e 75% da população global pode ter intolerância à lactose, dependendo da região. Após testar para essa condição, o especialista pode continuar investigando outras possíveis intolerâncias alimentares.
Esse processo deve ser feito com o acompanhamento de um profissional de saúde, pois cada intolerância requer um exame específico, que precisa de preparo. Assim, para identificar todas as intolerâncias, são necessários diferentes testes ao longo de um período de tempo.
Identificar intolerâncias e alergias alimentares exige paciência e acompanhamento médico. Não existe um exame único capaz de detectar todas as intolerâncias de uma vez. Se você tem sintomas de intolerância alimentar, como desconforto digestivo após consumir certos alimentos, consulte um especialista para começar a investigação. E se este conteúdo foi útil para você, curta, compartilhe e inscreva-se para mais informações sobre saúde digestiva.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.