Fístula perianal: tratamento cirúrgico por videolaparoscopia

A fístula perianal é um desafio de saúde que surge a partir de infecções das criptas anais, gerando canais irregulares e abscessos. No entanto, a ideia de que a videolaparoscopia é a solução universal não é totalmente precisa.

Neste post, exploramos a fístula perianal, suas origens diversas e o papel real da videolaparoscopia, destacando a importância da avaliação personalizada por especialistas na definição do tratamento mais adequado. Confira!

O que é Fístula Perianal?

Fístula perianal ela é uma doença que ela é causada por infecção das criptas que tem na região do ânus, que são umas glândulas que acabam gerando um caninho que vai para fora do bumbum e daí fica saindo pus, isso pode gerar abscesso que é uma bola de pus e dói muito.

A videolaparoscoia é uma solução para a Fístula Perianal?

Aí alguns pacientes chegam no consultório e falam que viram vídeos que indicam que cirurgia por vídeo, que é feita com equipamentos diferentes, pode tratar esse problema, mas não é bem assim.

Causas do problema

A fístula perianal é uma doença complexa, ela pode ser causada por diversas patologias além da infecção das criptas que tem na região do ânus, ela também pode ser gerada por doença inflamatória intestinal ou câncer. Então, cabe que você seja examinado de forma adequada por seu coloproctologista, para definir o tratamento.

Quando a videolaparoscopia é viável

A cirurgia por vídeo dessa região, ela tá indicada sim, mas são casos muito específicos, quando a fístula que você tem na região é considerada complexa e é mais difícil de tratar. Então não é o primeiro tratamento de uma fístula simples.

Cabe ao seu cirurgião, ao seu coloproctologista decidir se qual é o tratamento mais adequado para o seu caso.

Lembrando que aqui na clínica a gente tem coloproctologistas, inclusive eu.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe e venha tirar as dúvidas aqui com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *