Clínica Hepatogastro

Investigação de Infecção Anal pelo HPV

Por Dra Claudia Theis26/09/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Por Dra Claudia Theis
26/09/23
Sumário

O HPV, é uma das doenças mais disseminadas em nossa sociedade, afetando aproximadamente 99% da população em algum momento de suas vidas. Esta infecção viral pode desencadear complicações graves, incluindo o desenvolvimento de lesões que têm o potencial de evoluir para o câncer anal.

No post de hoje, exploraremos a relevância da anuscopia na prevenção do HPV e do câncer anal, explicando como esse exame simples pode fazer a diferença na sua saúde. Acompanhe! 

Papanicolau do Ânus

O HPV é uma das doenças mais comuns em nossa sociedade, afetando cerca de 99% das pessoas. Mas afinal, o que é o equivalente do Papanicolau para o ânus? Existem exames similares ao Papanicolau realizados nas mulheres, mas para quem pratica sexo anal, é necessário fazer um exame na região do ânus. Fazendo esse exame, é possível detectar o HPV de forma precoce. 

Auxílio na prevenção do HPV

Existem diferentes tipos de HPV, sendo alguns mais conhecidos e prevalentes. Embora a vacina fornecida pelo SUS cubra quatro desses subtipos, o exame de anuscopia, similar ao Papanicolau, pode detectar lesões precoces na região do ânus.

Ao detectar essas lesões, é possível removê-las e, se necessário, encaminhá-las para biópsia. Isso ajuda a determinar se as lesões relacionadas ao HPV têm potencial para se transformar em algo mais sério, como o câncer.

Função da Anuscopia

Então, para que serve o exame de anuscopia? Ele é fundamental para prevenir o câncer em pessoas que praticam sexo anal com frequência. Embora seja um tema delicado e muitas vezes tabu, a prevenção é crucial.

Portanto, se você pratica sexo anal, saiba que é importante realizar a anuscopia de magnificação, um exame simples que pode ser realizado no consultório médico ou até mesmo em centro cirúrgico, dependendo da sua preferência.

Se tiver dúvidas ou quiser agendar uma consulta, entre em contato conosco. Temos cirurgiões do aparelho digestivo e coloproctologistas disponíveis para responder a todas as suas perguntas e realizar o exame, se necessário.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dra Claudia Theis

CRM: 220333 | RQE : 116598 - Coloproctologista
A Dra Claudia Theis é coloproctologista, especialista em câncer do intestino, doenças do ânus, doenças inflamatórias intestinais, constipação e incontinência fecal.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 11/04/2024 às 16:40
Ligue para agendar
Agende sua Consulta
magnifiercross