Clínica Hepatogastro

O que leva a ter fissura anal?

Por Dra Claudia Theis08/08/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Por Dra Claudia Theis
08/08/23
Sumário

A fissura anal é uma condição que afeta muitas pessoas e é considerada uma das principais causas de desconforto na região anal. Essa condição é especialmente comum no Brasil, afetando uma significativa parcela da população, tendo como fator causador principal a hipertonia do esfíncter anal, além de outras causas.

Neste post, abordaremos as principais causas da fissura anal e também apresentaremos medidas preventivas para evitar o desenvolvimento dessa condição incômoda. Acompanhe para saber mais!

Principais causas da Fissura anal

A fissura anal é causada especialmente por hipertonia do esfíncter anal, um músculo que fica ali no ânus, e que quando fica muito forte, acaba ficando contraído o tempo inteiro, como o músculo do braço ou da coxa, e isso pode gerar um corte no ânus.

Existem outras causas de fissura anal, como o câncer, doença inflamatória intestinal e também traumas locais, que pode ser causada devido a relação anal feita sem uso de lubrificante adequado.

O que fazer para evitar que eu tenha fissura anal?

É importante que você tenha uma dieta rica em fibras, ingira bastante água, faça atividade física e use lubrificante caso você vá ter relação anal. 

É importante que use lubrificante e não anestésico, se não você pode gerar algum trauma local e isso pode gerar fissuras.

Sempre que você pensar que está com dor no ânus, busque atendimento para que seja feito o diagnóstico precocemente dessa fissura e ela seja tratada de forma adequada.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dra Claudia Theis

CRM: 220333 | RQE : 116598 - Coloproctologista
A Dra Claudia Theis é coloproctologista, especialista em câncer do intestino, doenças do ânus, doenças inflamatórias intestinais, constipação e incontinência fecal.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 11/04/2024 às 16:40
Ligue para agendar
Agende sua Consulta
magnifiercross