A fissura anal é uma condição que afeta muitas pessoas e é considerada uma das principais causas de desconforto na região anal. Essa condição é especialmente comum no Brasil, afetando uma significativa parcela da população, tendo como fator causador principal a hipertonia do esfíncter anal, além de outras causas.
Neste post, abordaremos as principais causas da fissura anal e também apresentaremos medidas preventivas para evitar o desenvolvimento dessa condição incômoda. Acompanhe para saber mais!
A fissura anal é causada especialmente por hipertonia do esfíncter anal, um músculo que fica ali no ânus, e que quando fica muito forte, acaba ficando contraído o tempo inteiro, como o músculo do braço ou da coxa, e isso pode gerar um corte no ânus.
Existem outras causas de fissura anal, como o câncer, doença inflamatória intestinal e também traumas locais, que pode ser causada devido a relação anal feita sem uso de lubrificante adequado.
É importante que você tenha uma dieta rica em fibras, ingira bastante água, faça atividade física e use lubrificante caso você vá ter relação anal.
É importante que use lubrificante e não anestésico, se não você pode gerar algum trauma local e isso pode gerar fissuras.
Sempre que você pensar que está com dor no ânus, busque atendimento para que seja feito o diagnóstico precocemente dessa fissura e ela seja tratada de forma adequada.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.