Transplante de Fígado: o que são imunossupressores e até quando tomar?

Atualizado em: 30/11/2022
Por Dr. Glauco Perticarrari
Sumário

O que são imunossupressores?

Os imunossupressores são medicações utilizadas para evitar a rejeição do órgão transplantado.

Para que servem os imunossupressores?

O transplante de fígado começou a ser estudado na década de 50. Em contrapartida, esse procedimento não era viável por dificuldade técnica e porque não existia uma medicina desenvolvida o suficiente para realizar uma cirurgia de grande porte.

O transplante de fígado só foi concretizado na década de 70, porém, ainda assim os resultados eram muito pobres, já que não havia sobrevida por conta da rejeição.

Porém, em 1985 foi desenvolvido o primeiro imunossupressor capaz de bloquear o sistema imune permitindo que paciente transplantado pudesse sobreviver de forma adequada com o novo órgão.

Como tomar os imunossupressores?

Essa medicação é dada ao paciente logo durante a cirurgia e no pós-operatório ela passa a ser oral.

Assim que o paciente chega ao quarto, os médicos orientam a família de como adquirir essa medicação porque existe todo um processo especial.

No pós-operatório, o paciente vai usar diariamente os imunossupressores para evitar a rejeição. Em sua maioria, é utilizado duas vezes ao dia.

É para o resto da vida?

Infelizmente não tem como o paciente ficar após o transplante de fígado sem o uso dessa medicação. Portanto, é para o resto da vida.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Glauco Perticarrari

CRM: 154653 | RQE : 59929 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Glauco Perticarrari atua clinicamente como cirurgião do Aparelho Digestivo, com enfase em transplante hepático e cirurgia hepatobileopancreatica.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Entendendo a importância dos exames de sangue: o que os resultados podem revelar sobre a saúde do fígado

27/06/2024
Os exames de sangue são cruciais para avaliar o fígado, detectando precocemente problemas como hepatite e cirrose. Entenda a importância desses exames, os tipos específicos para o fígado e como manter este órgão saudável com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! Os exames de sangue são […]
Leia mais

É possível uma pessoa magra ter esteatose hepática?

21/05/2024
A Esteatose Hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Esta condição pode ser assintomática, mas quando não tratada, pode levar a complicações sérias.  No post de hoje, falaremos sobre a relação entre a Esteatose Hepática e os aspectos metabólicos do organismo humano. […]
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 30/11/2022
magnifiercross