Recebi alta do Transplante de Fígado, o que devo fazer agora?

Por Dr. Glauco Perticarrari
Sumário

Depois que o transplante de fígado foi realizado e o paciente está no pós-operatório com o nível de imunossupressor adequado e pleno funcionamento do órgão, alguns cuidados deveram ser tomados. Confira!

Vamos seguir os protocolos institucionais da Clínica Hepatogastro, isso porque os protocolos variam de cada instituição.

Acompanhamento médico

Muitos acreditam que quando o paciente recebe alta, não será mais necessário o acompanhamento médico, porém, esse é o primeiro passo para a liberdade e qualidade de vida.

A partir deste momento, o paciente deverá se organizar para tomar os imunossupressores e outros medicamentos em horários adequados todos os dias.

Nos primeiros 45 dias após a cirurgia, o paciente deverá retornar semanalmente ao consultório para colher alguns exames capazes de avaliar a função do fígado e os níveis de imunossupressores.

Depois de 45 dias, as consultas passam a serem quinzenais, mensais e depois trimestrais, que é quando o fígado se mantêm em níveis adequados e o paciente já têm um cuidado maior consigo mesmo.

É importante ter em mente que esses cuidados são extremamente necessários para o paciente retornar à sua vida com saúde e retornar às atividades diárias.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Glauco Perticarrari

CRM: 154653 | RQE : 59929 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Glauco Perticarrari atua clinicamente como cirurgião do Aparelho Digestivo, com enfase em transplante hepático e cirurgia hepatobileopancreatica.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Entendendo a importância dos exames de sangue: o que os resultados podem revelar sobre a saúde do fígado

27/06/2024
Os exames de sangue são cruciais para avaliar o fígado, detectando precocemente problemas como hepatite e cirrose. Entenda a importância desses exames, os tipos específicos para o fígado e como manter este órgão saudável com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! Os exames de sangue são […]
Leia mais

É possível uma pessoa magra ter esteatose hepática?

21/05/2024
A Esteatose Hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Esta condição pode ser assintomática, mas quando não tratada, pode levar a complicações sérias.  No post de hoje, falaremos sobre a relação entre a Esteatose Hepática e os aspectos metabólicos do organismo humano. […]
Leia mais

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 30/11/2022
magnifiercross