Clínica Hepatogastro

O que é preciso saber antes de realizar a Cirurgia Bariátrica?

Atualizado em 27/04/2022
Tempo de leitura: 3 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
27/04/22

Antes de realizar a cirurgia bariátrica é importante estar consciente das mudanças que esse tratamento promove no organismo e no estilo de vida. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas com a equipe multidisciplinar para realizar o procedimento de uma forma consciente e saber como se cuidar para conquistar os resultados esperados, com saúde e qualidade de vida.

O Que E Preciso Saber Antes De Realizar A Cirurgia Bariatrica Clinica Hepatogastro Bg
O Que É Preciso Saber Antes De Realizar A Cirurgia Bariátrica? 2

Há quem acredite que a cirurgia bariátrica é um procedimento realizado de maneira indiscriminada. Ou seja, basta que a pessoa deseje perder peso para que ela possa realizar esse tratamento, entretanto, existem alguns critérios que devem ser respeitados para fazer esse tipo de cirurgia. 

Nem todas as pessoas que precisam tratar a obesidade precisam realizar a cirurgia bariátrica, afinal, existem outras formas conservadoras de combater o excesso de peso. Também é preciso que o indivíduo esteja ciente de como o procedimento é feito, do que acontece após a cirurgia e de como se dará o processo de adaptação. 

A cirurgia bariátrica é uma grande aliada para o tratamento da obesidade, mas ela deve ser realizada de uma forma consciente devido às mudanças que acontecem no estilo de vida, no organismo e no corpo. Por isso, se informar bem sobre o assunto é indispensável para esclarecer todas as dúvidas.

Se você também está pensando em fazer uma cirurgia bariátrica, confira a seguir alguns detalhes que devem ser conhecidos para garantir o sucesso do tratamento.

Cuidados pós-operatórios

O pós-operatório é um período muito importante para recuperação do paciente que realizou qualquer tipo de cirurgia, e com a bariátrica isso não é diferente. Esse é um momento de recuperação em que os tecidos estão cicatrizando e o corpo se adaptando a sua nova condição.

Sendo assim, é fundamental conversar com o cirurgião e com a equipe multidisciplinar para saber tudo que acontece esse pós-operatório, quais cuidados devem ser adotados em relação à dieta, à realização de atividades físicas, à administração de medicamentos, à atenção aos curativos, entre outras medidas que vão evitar possíveis complicações.

Nova dieta

A cirurgia bariátrica é popularmente conhecida como redução de estômago porque essa é uma das intervenções realizadas durante o procedimento. O cirurgião reduz o tamanho do estômago para minimizar também a sua capacidade volumétrica.

Isso significa que depois da bariátrica a pessoa não vai conseguir ingerir a mesma quantidade de alimentos que ingeria antes do procedimento. Seu estômago terá uma capacidade para poucos mililitros, logo, uma nova dieta deverá ser adotada para que o estômago se acostume a sua nova condição, para que aos poucos o organismo se adapte e para possibilitar a recuperação dos tecidos que sofreram intervenções.

É muito importante estar consciente dessas mudanças que vão acontecer na dieta porque elas são significativas. O paciente, os seus familiares ou cuidadores precisam seguir à risca as recomendações para o novo cardápio.

Atendimento multidisciplinar

Antes de realizar a cirurgia bariátrica o paciente já começa a passar por uma preparação, sendo atendido por uma equipe multidisciplinar. Isso porque, como explicamos, esse tratamento promove mudanças significativas no organismo e no estilo de vida, então, é preciso receber o suporte de especialistas para se adaptar a essas mudanças com tranquilidade. 

A equipe multidisciplinar que atende o paciente é composta por especialistas como médico cirurgião, endocrinologista, clínico geral, cardiologista, nutricionista e psicólogo. Cada um deles tem um papel importante para contribuir com a recuperação do paciente e para garantir o equilíbrio da sua saúde física e mental.

Cirurgias plásticas

Embora a questão estética seja muito importante para alguns, o foco principal da cirurgia bariátrica é promover a perda de peso e a saúde. Muitas vezes, o emagrecimento acontece com bastante rapidez e ,como resultado, o paciente pode apresentar sobras de pele, já que o volume do seu corpo reduz e a pele não acompanha esse processo. Nesses casos, é necessário também a realização de cirurgias  plásticas reparadoras.

Elas não são obrigatórias, mas complementam o tratamento para que a pessoa fique satisfeita com a sua aparência e para garantir sua qualidade de vida e bem-estar. Então, é preciso estar ciente de que poderá ser necessário se submeter a esse tipo de intervenção. 

O mais importante para garantir o sucesso da cirurgia bariátrica é escolher um bom profissional que seja assessorado por uma equipe de especialistas experientes, além de esclarecer todas as dúvidas e cada detalhe com esses profissionais, a fim de adotar todos os cuidados antes e depois do tratamento para alcançar os melhores resultados. 

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 24 / 05 / 22
Hoje vamos falar sobre a cirurgia bariátrica, desde o preparo cirúrgico até a recuperação. Acompanhe!
Ler Mais
 | 17 / 05 / 22
A síndrome metabólica é um conjunto de condições que acabam aumentando o risco de uma doença cardíaca, diabetes e acidente vascular cerebral No post de hoje, falaremos se é possível a realização da Bariátrica tendo essas condições. Confira!
Ler Mais
1 2 3 11

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross