Foto do Dr. Rodrigo Rocco.

Dr. Rodrigo Rocco
Atualizado em 07/04/2021

 

Sintomas e tratamento da Parasitose Intestinal

A parasitose intestinal é uma situação endêmica no Brasil, exclusivamente pelo fato do saneamento básico brasileiro ser caótico.

Existem dados recentes do Ministério da Saúde, até do Governo Federal, mostrando que mais de 50% das moradias do Brasil não tem saneamento básico.

Se você levar em consideração que 1 em cada 2 brasileiros não tem esgoto enganado, passa a ser uma situação absurdamente complicada.

Sintomas da parasitose intestinal​

Na verdade, os sintomas são muito diversos, mas há pessoas que podem apresentar quadros de:

  • dor abdominal;
  • diarreia;
  • obstipação
  • sensação de estufamento;
  • gases;
  • desconforto

Esses sintomas podem ou não estar relacionados com a alimentação. Eles podem surgir logo após a alimentação ou ao longo do dia.

Entenda como funciona o sistema digestivo! Clique Aqui!

Cuidados para evitar parasitose intestinal

O fator de você ter os seus cuidados e os seus anseios, que são: lavar as mãos sempre antes e depois de ir ao banheiro e lavar bem as frutas, verduras e legumes antes da sua alimentação, lhe faz uma pessoa bastante privilegiada.

Entretanto, não lhe faz isento de ter parasitose porque quando você come fora de casa, principalmente no Brasil, não tem como saber se as pessoas que prepararam a sua comida seguem todos os protocolos de higiene ou se elas foram tratadas de parasitas antes mesmo de manipular os alimentos. Nesse sentido existe a possibilidade de contaminação pelos alimentos.

É importante salientar que não estamos fazendo campanha contra você comer fora de casa. Pelo contrário, as pessoas devem sair de casa e se divertirem, mas caso você sinta um desconforto ou algum dos sintomas de parasitose intestinal, faça o tratamento dessa doença.

Outra situação que é bastante peculiar é o caso das pessoas que têm animais de estimação em casa. Por mais que o bichinho receba todos os cuidados necessários e seja tratado periodicamente de verminose, ele pode sair para a rua e trazer os corpos parasitas para dentro de casa.

Isso ocorre porque ele acaba mexendo em alguns lugares que não possuem tanta higiene, porém, ele está protegido e a sua casa contaminada. Por exemplo, quantas vezes você estava brincando com o seu cachorro dentro de casa, foi até a cozinha e comeu uma fruta? Você se lembra de ter lavado as mãos antes disso?

Portanto, se você tem um animal em casa, faça o tratamento de verminose periodicamente nele e procure um médico para saber se você precisa ou não do tratamento de parasitose intestinal.

Cuide não só na questão higiênica de quem prepara a sua comida, mas na sua própria higiene pessoal.

Saiba como identificar os sintomas de gastrite! Clique aqui!

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

× Agendar Consulta.