Clínica Hepatogastro

O que causa cirrose?

Atualizado em 04/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 | 
22/06/21

Cirrose é uma condição crônica de alguns problemas de saúde que podem levar a uma doença irreversível do fígado.

Causas de cirrose

A cirrose geralmente é causada por uma série de fatores que vão machucando o seu fígado lentamente com o passar dos anos ou décadas. Isso se torna uma condição irreversível, ou seja, não volta mais à condição normal.

Hepatite B e C

No mundo inteiro, as causas de cirrose variam de país para país. Tradicionalmente falando, as causas mais comuns no mundo eram as hepatites virais B e C.

Esteato-hepatite não alcoólica

Porém, isso vem mudando recentemente, principalmente na Europa e na América do Norte, por uma doença que é conhecida como esteato-hepatite não alcoólica, também conhecida como esteatose ou gordura no fígado.

As pessoas estão vivendo mais, ficando mais obesas e machucando lentamente o fígado até desenvolver a cirrose.

Hoje já existem medicamentos antivirais para as hepatites virais e a incidência dessas doenças vem diminuindo no mundo inteiro. Por conta disso, a esteato-hepatite não alcoólica causada por gordura no fígado vem se tornando a causa mais frequente de cirrose.

Excesso de álcool

Em terceiro lugar estão as doenças causadas pelo álcool. Popularmente acham que essa é a maior causa de cirrose, mas na verdade, apenas 1 em cada 10 pacientes tem cirrose por conta do excesso de álcool.

Excesso de álcool

Depois disso vem uma série de doenças, algumas de nascimento e outras mais raras que acabam machucando os canais da bile ou outros componentes do fígado.

Procure um médico especialista!

O médico especializado é capaz de conversar com o paciente, examiná-lo e pedir alguns exames específicos para entender se realmente há cirrose e o que causou isso porque se a cirrose ainda não se manifestou, esse quadro pode ser revertido.

Lembre-se que a maioria dos pacientes com cirrose não tem sintomas e às vezes demora algum tempo pra começar a ter problemas com essa doença.

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 18 / 05 / 22
Esteatose hepática é uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, que pode evoluir para quadros mais graves. Mas, o que pode causá-la? ENTENDA!
Ler Mais
 | 06 / 04 / 22
Entenda por que as hepatites virais podem favorecer a formação do câncer de fígado e descubra como esse problema pode ser evitado.
Ler Mais
1 2 3 36

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross