Clínica Hepatogastro

Fiz Cirurgia Bariátrica: ainda é necessário acompanhamento médico?

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira28/09/2022
Tempo de leitura: 3 minutos
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
28/09/22
Sumário

Uma das principais dúvidas de quem já realizou a cirurgia bariátrica é a necessidade do acompanhamento médico após o procedimento. Como qualquer cirurgia, sim, existem alguns cuidados pós-operatórios essenciais para a boa recuperação do paciente.  

Fiz Cirurgia Bariatrica Ainda E Necessario Acompanhamento Medico Clinica Hepatogastro Bg
Fiz Cirurgia Bariátrica: Ainda É Necessário Acompanhamento Médico? 2

Falaremos um pouco mais sobre o assunto no artigo a seguir. Continue acompanhando os detalhes!

Acompanhamento médico após a Bariátrica: qual a importância?

Quando se trata de uma cirurgia bariátrica, para que o resultado seja satisfatório, além dos cuidados básicos com a cirurgia em si, também é importante ter um acompanhamento médico com especialistas de diferentes áreas, como por exemplo: 

  • Endocrinologistas;
  • Nutricionistas;
  • Psicólogos;
  • Preparadores físicos.

Esses profissionais atuarão em conjunto no monitoramento da saúde do paciente, principalmente quando em casos de deficiência nutricional, algo que pode levar o indivíduo à anemia, distúrbios no metabolismo, perda de massa óssea, oscilações de peso, entre outros possíveis efeitos colaterais.

Para realizar os ajustes necessários, os especialistas devem solicitar exames laboratoriais para investigar a existência de deficiência nutricional ou hormonal e a necessidade de reposição.

O papel dos médicos na recuperação do paciente

Conforme dissemos, o paciente deve passar por um período de monitoramento médico após a cirurgia bariátrica.  

Assim, o endocrinologista será responsável por orientar o paciente quanto à suplementação de vitaminas e sais minerais, principalmente ferro e vitamina B12, além de reposição hormonal, se necessário, a fim de amenizar as mudanças no metabolismo. 

Esse mesmo especialista também irá monitorar, por meio de um exame chamado densitometria óssea, uma possível perda de massa óssea, que pode o ocorrer no primeiro ano após a cirurgia bariátrica, e que pode ser revertida com a reposição adicional de cálcio. 

Psicólogos e psiquiatras têm papel fundamental na orientação do paciente, atuando diretamente no tratamento de sintomas como ansiedade e depressão que podem surgir, facilitando todo o processo de transformação ao qual a pessoa está se submetendo.

A existência de algumas doenças prévias também exige do paciente um acompanhamento mais específico após a cirurgia. É o caso dos diabéticos que, no período pós-procedimento, podem precisar de ajustes nas doses dos medicamentos controlados. 

Também existe a possibilidade de que a diabetes entre em remissão após a cirurgia, o que não isenta o paciente do acompanhamento especializado e mudanças no estilo de vida. 

Pacientes com hipotireoidismo ou hipoparatireoidismo também necessitam de cuidados especiais após o procedimento, uma vez que o organismo pode passar a reduzir a capacidade de absorção dos medicamentos utilizados no controle das doenças, necessitando de uma dosagem mais alta.

Alterações no estilo de vida

Por sua vez, o nutricionista fará o acompanhamento dos novos hábitos alimentares da pessoa recém-operada. 

As grandes mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida do paciente pós-operado requerem o acompanhamento psicológico e a constante avaliação de sua motivação e adequação à nova realidade. 

Por quanto tempo é necessário o acompanhamento?

O tempo necessário de acompanhamento médico após a cirurgia bariátrica pode variar de acordo com o histórico de saúde do paciente e de como seu corpo e a mente irão responder ao procedimento.  

O ideal é que todas as pessoas façam uma consulta de rotina a cada 6 ou 12 meses e não seria diferente para os pacientes em pós operatório de bariátrica. Na consulta periódica, a equipe poderá atuar de maneira precoce em possíveis complicações ou reganho de peso.

Em resumo, o importante é ser assistido por uma equipe multidisciplinar, para que todas as necessidades sejam completamente supridas, garantindo qualidade de vida diante das mudanças e os resultados da cirurgia sejam duradouros.

O conteúdo esclareceu suas dúvidas? Deixe um comentário abaixo com o seu feedback e compartilhe!

Veja mais sobre esse assunto no vídeo a seguir:

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 23/05/2024 às 15:27
magnifiercross