Clínica Hepatogastro

Cirurgia Bariátrica: é possível reverter essa cirurgia?

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira09/08/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
09/08/22
Sumário

Vocês devem ter visto algumas notícias por aí sobre a reversão da cirurgia bariátrica, mas e aí? Quando que a gente faz esse procedimento?

No post de hoje, iremos falar sobre um tema pouco abordado, que é a reversão da cirurgia. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto!

Quem pode fazer a Reversão da Cirurgia bariátrica?

Alguns pacientes no pós-operatório da cirurgia bariátrica apresentam uma perda de peso muito importante e, eventualmente, chegam até a ter uma desnutrição, alguns pacientes podem ter uma deficiência de absorção de vitaminas, proteínas e calorias e ter realmente problemas graves com isso.

Geralmente, esses problemas são reversíveis com medidas clínicas, com uso de suplementos, mudança de alimentação e até o próprio tempo após a cirurgia que o organismo vai se adaptando a absorver mais esses componentes, mas alguns pacientes se tornam refratários a essas medidas e aí sim está a principal indicação de uma possível reversão da cirurgia, esse paciente que deixa de absorver de maneira adequada e desenvolve a síndrome do intestino curto.

Nestes casos, a gente vai precisar avaliar qual tipo de cirurgia que foi realizada para ver se é possível de ressecção. O que a gente sabe, é que isso acontece apenas nas cirurgias disabsortivas.

Então, após a avaliação de toda a equipe multidisciplinar, psicólogo, às vezes o psiquiatra e o cirurgião, é visto realmente se existe indicação e qual a melhor forma de reverter essa cirurgia.

Reversão em pacientes saudáveis

Por outro lado, existem alguns pacientes que estão saudáveis, emagreceram, mas mesmo assim desejam, eventualmente, reganhar peso.

Esse paciente é importante passar por uma avaliação bem minuciosa, inclusive do ponto de vista psicológico, para ver se realmente existe a indicação de refazer a cirurgia.

Como é realizada a Cirurgia?

Para as cirurgias disabsortivas, conseguimos fazer por vídeo, robótica ou até pela cirurgia convencional, desfazendo essa derivação do intestino e fazendo com que o intestino volte a ter todo o seu comprimento e toda sua área de absorção, para que o alimento passe através de toda essa alça e volte a absorver seus nutrientes de maneira adequada.

Então, caso você tenha uma dúvida, se você tem alguma complicação, se emagreceu demais, ou se existe essa indicação de reverter a cirurgia para o seu caso ou de alguém que você conheça, procure um especialista e nos acompanhe para mais informações!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Clínica Hepatogastro© 2023 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 30/11/2023 às 16:13
Ligue para agendar
Agende sua Consulta
magnifiercross