Clínica Hepatogastro

Cirurgia Bariátrica: conheça as vantagens do procedimento

Atualizado em 11/05/2022
Tempo de leitura: 3 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
11/05/22

A cirurgia bariátrica é um procedimento realizado com o objetivo de modificar o processo natural de digestão, reduzindo a quantidade de alimentos no estômago e calorias que são absorvidas pelo intestino.

Cirurgia Bariatrica Conheca As Vantagens Do Procedimento Clinica Hepatogastro Bg
Cirurgia Bariátrica: Conheça As Vantagens Do Procedimento 2

Quer saber como funciona a cirurgia e quais vantagens ela pode oferecer? Continue lendo este artigo para entender! 

Quais os tipos de cirurgia bariátrica existentes?

Antes de falar sobre as vantagens, vamos citar os tipos de cirurgia bariátrica existentes. Em geral, a escolha do melhor método é uma decisão tomada pelo paciente junto ao seu médico e equipe, a depender das condições clínicas do indivíduo.

Entre os principais tipos, podemos destacar:

Sleeve gástrico

Também conhecido como gastrectomia vertical, o método sleeve leva a uma menor modificação do trato gastrointestinal. Desta forma, é um dos procedimentos mais seguros em sua execução e garante bons resultados ao paciente.

Durante a cirurgia, apenas uma parte do estômago é retirada para que a quantidade de calorias ingeridas diminua. Por sua vez, é mantida a ligação natural do intestino e o indivíduo perde, em média, cerca de 50% do excesso de peso. 

Esse procedimento também proporciona o controle da fome e é bastante utilizado no tratamento da obesidade.

Bypass gástrico

O Bypass é uma técnica um pouco mais trabalhosa. Durante a cirurgia, uma grande parte do estômago do paciente é separada para formar uma bolsa com capacidade de aproximadamente 50 ml, em seguida, o mesmo é ligado a porção distante do intestino.

Os riscos do procedimento são levemente maiores do que a técnica anterior, mas complicações graves são raras e os resultados são ótimos, permitindo a perda média de 70% do excesso de peso.

Outras técnicas

Além desses dois tipos de cirurgia, também existe a banda gástrica, com resultados menos efetivos, que consiste em aplicar uma banda em volta do estômago, em formato de anel, para diminuir o tamanho do órgão e contribuir para uma menor ingestão de alimentos. Outra técnica é a Bipartição de trânsito intestinal, onde além do sleeve é feita uma anastomose da porção distal do intestino com a parte mais distal do estômago. Neste caso, o alimento poderá seguir 2 caminhos diferentes, um pela via normal e outra direto para o ileo. 

Quando a cirurgia bariátrica é indica?

Geralmente, a cirurgia bariátrica é indicada para pessoas com obesidade acima do grau II, que está associada à comorbidades e que mesmo após uma dieta equilibrada e exercícios, não apresentou resultados.

O procedimento também é indicado em casos onde o IMC é Igual ou superior a 40 kg/m², sem a perda de peso, mesmo com acompanhamento nutricional e médico ou igual ou superior a 50 kg/m².

Em alguns casos, a cirurgia não é indicada, como quando o paciente apresenta doenças pulmonares, hipertensão com varizes esofágicas, doenças inflamatórias, entre outras enfermidades.

E quais as vantagens da cirurgia bariátrica?

Como dissemos anteriormente, o objetivo principal da cirurgia bariátrica é a perda significativa de peso, considerando que o excesso de peso corporal pode levar ao desenvolvimento ou agravamento de outros problemas de saúde.

Um exemplo disso é a tendência para acúmulo de glicose e gordura no sangue, que favorecem a diabetes do tipo 2, doenças cardíacas e até mesmo, hipertensão arterial. Sendo assim, a cirurgia bariátrica ajuda a amenizar problemas como esses.

Além disso, quando ocorre a redução de peso também acontece uma diminuição da inflamação do organismo, ajudando a melhorar sintomas de doenças como artrite, asma, refluxo gastroesofágico, entre vários outros quadros. 

Também podemos considerar como benefícios da cirurgia bariátrica:

Melhora a autoestima

Pessoas com excesso de peso, geralmente, se sentem insatisfeitas com sua aparência e acabam passando por um auto julgamento e autocrítica por não conseguirem perder o peso que esperava, afetando assim sua autoestima.

Assim, a bariátrica passa a ser uma aliada da boa autoestima, sendo o início de mudanças nos hábitos de vida e uma grande conquista, pois o indivíduo se sente melhor consigo mesmo, recuperando a autoconfiança.

Qualidade do sono

Quadros de asma podem ser ainda mais favorecidos pela obesidade, ajudando a piora de problemas como apneia do sono. 

Portanto, quem realiza a cirurgia consegue sentir uma melhora na qualidade do sono com uma respiração melhor, além de haver menor pressão na barriga e redução de gordura do pescoço, ajudando a melhorar as noites de sono.

Como vimos, a cirurgia bariátrica promove significativas mudanças na qualidade de vida e essas vantagens fazem com que o procedimento seja um tratamento ainda mais importante.

O conteúdo foi esclarecedor? Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 24 / 05 / 22
Hoje vamos falar sobre a cirurgia bariátrica, desde o preparo cirúrgico até a recuperação. Acompanhe!
Ler Mais
 | 17 / 05 / 22
A síndrome metabólica é um conjunto de condições que acabam aumentando o risco de uma doença cardíaca, diabetes e acidente vascular cerebral No post de hoje, falaremos se é possível a realização da Bariátrica tendo essas condições. Confira!
Ler Mais
1 2 3 11

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross